Afrofem: uma experiência de pedagogia dialógica e feminismos afrodiaspóricos no Sertão do Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.17904Palavras-chave:
Feminismos afrodiaspóricos, Gênero, Raça, SertãoResumo
Os temas gênero e raça/etnia são de suma importância para a efetivação de uma coletividade justa na contemporaneidade. A partir de demandas em uma instituição de ensino federal do Sertão, desenvolvemos um projeto de extensão com Rodas de Conversa interdisciplinares que abordavam as matrizes opressoras, racista e sexista da sociedade brasileira. Os debates passavam pelas desigualdades interseccionais, raça e racismo no Brasil, empoderamento, corpo e gênero e representatividade. Orientadas pela Pedagogia Dialógica freireana e pela interculturalidade defendida pela Pedagogia Decolonial, objetivamos difundir obras dos feminismos afrodiaspóricos visando a problematização da realidade escolar e do sertão, para contribuir com a construção de uma cultura antirracista e anticisheteropatriarcal.
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