O Domínio das Facções nas Periferias de Fortaleza-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.vi40.16711

Palavras-chave:

Violência, Crime, Facções, Periferia

Resumo

O trabalho analisa o fenômeno da dominação exercida por grupos armados reconhecidos, socialmente, como facções em territórios da periferia de Fortaleza e sua região metropolitana. Trata-se de uma análise fundamentada em dados qualitativos, com um tratamento teórico-metodológico inspirado em uma perspectiva sociológica compreensiva. Observa-se como o fenômeno das facções percorreu as periferias, criando um processo de dominação com efeitos sociais diversos no cotidiano de seus moradores. Os resultados revelam uma situação de fronteirização política e moral, com repercussões na mobilidade, relações sociais e atividades econômicas desenvolvidas nos territórios em que atuam as facções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fabio Silva Paiva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais e Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. É pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV-UFC).

Publicado

2022-01-09

Como Citar

Paiva, L. F. S. (2022). O Domínio das Facções nas Periferias de Fortaleza-CE. Revista TOMO, (40), 87. https://doi.org/10.21669/tomo.vi40.16711

Edição

Seção

Dossiê