Avaliação por pares

 

  • Para conhecer o perfil geral da Revista TOMO clique em “Sobre a Revista”

     

  • A Revista TOMO ficou fechada para novas submissões durante os meses de abril, maio e junho de 2023 para ter suas regras atualizadas de acordo com as novas demandas da ecologia editorial. A partir de julho de 2023, a Revista TOMO conta com novas regras de submissão assim como de avaliação. Para mais detalhes, acesse o novo regimento da Revista TOMO clicando aqui.

     

  • Todas as submissões são avaliadas pela Equipe Editorial da Revista TOMO e só seguirão para avaliação por pares caso atendam a todos os requisitos listados abaixo e estejam dentro do escopo de publicações aceitos pela Revista.

     

  • O prazo médio para submissão, avaliação, revisão e publicação é de 06 meses.

 

 

1. Os manuscritos submetidos à Revista serão avaliados pela Equipe Editorial, que considerará, o foco, escopo e a adequação ao formato da ABNT. Caso se encontre alguma irregularidade na submissão, poderá solicitar uma nova submissão mediante regularização das informações faltantes.

 

2. Caso o Editor-Chefe decida por encaminhar o manuscrito para a etapa “Avaliação”, o manuscrito será encaminhado às cegas para dois avaliadores que tenham reconhecimento e domínio no tema. Cada artigo deverá ter no mínimo dois pareceres positivos para que o Editor-Chefe o considere para a publicação. No caso da avaliação de preprints, o sistema de avaliação será por pares, porém não às cegas. No caso de dossiês, a avaliação poderá ser por single blind peer review.

 

3. Os avaliadores deverão ter título de Doutor. 90% deverá ser externo à UFS e para cada número da revista, recomenda-se, no mínimo, 20% com afiliação estrangeira.

 

4. Os avaliadores deverão estar cadastrados na plataforma OJS da Revista TOMO e devem declarar “Conflito de Interesse” para a avaliação quando isso ocorrer.

 

5. O prazo máximo de resposta sobre a avaliação de um artigo a um autor deverá ser de seis meses da data da submissão e, caso aprovado pelos pareceristas, o artigo seguirá pelas etapas de “correções obrigatórias” (se houver), “revisão gramatical” e “diagramação” e será publicado em fluxo contínuo, tão logo estas etapas se encerrem.

 

6. O formulário de avaliação enviado aos pareceristas pela Revista TOMO contém:

 

a)O padrão dos prazos de avaliação (tempo de resposta de aceite para avaliar e tempo de avaliação)

b)Se o título do manuscrito é compreensível e conciso e reflete o conteúdo do artigo;

c)Se o resumo é bem escrito, apresentando introdução, objetivos e conclusões, refletindo todo o artigo;

d)Se as palavras-chaves estão adequadas ao manuscrito;

e)Se o manuscrito está em linguagem e gramática adequada;

f)Se o manuscrito é bem estruturado e com argumentação coerente, com introdução, desenvolvimento, conclusão;

g)Se o manuscrito utiliza formato e bibliografia adequados, com citações e notas concisas e coerentes;

h)Se o argumento é original e inovador para as Ciências Sociais e se representa uma contribuição significativa para a área;

i)Por fim, deve ser solicitado que o avaliador escreva o parecer avaliativo conciso sobre o manuscrito argumentando sobre pontos negativos e positivos e emitir o parecer final que pode ser “pela publicação sem ressalvas”; “pela publicação com ressalvas” e “pela não publicação”.

 

7. A Revista TOMO deverá notificar o autor a cada avanço de avaliação dos artigos. As notificações são sobre:

 

a) “O seu artigo foi enviado na data de hoje aos pareceristas”

b) “O seu artigo foi enviado na data de hoje para a revisão gramatical”

c) “O seu artigo foi enviado na data de hoje para a diagramação”

 

8. Após a devolutiva do manuscrito com a revisão gramatical, ortográfica e da ABNT, os autores devolvem duas versões do manuscrito: uma na qual mantêm a ferramenta “controlar alterações” de modo que a equipe editorial possa verificar o que foi aceito, recusado ou alterado no manucrito. A outra é a versão final, com todas as alterações incorporadas.

 

9. Uma vez finalizado o processo de avaliação, tanto pelo aceite quanto pelo não aceite, a Revista TOMO envia um documento para todos os pareceristas contendo todos os pareceres recebidos.

 

10. Uma vez publicado o artigo na plataforma da Revista TOMO, os pareceres também serão publicados, assim como os nomes dos editores envolvidos no processo editorial. Os avaliadores serão consultados sobre a possibilidade de publicar os seus nomes nos seus respectivos pareceres. Caso não concordem, o nome do parecerista será retirado, mas o parecer ainda será publicado.

 

Check-list do processo de revisão:

 

Passo 01: Manuscrito é analisado pela equipe editorial;

Passo 02: Se decidido pela avaliação, o manuscrito é enviado aos pareceristas e os autores são notificados. Se decidido pela recusa, os autores também são notificados.

Passo 03: Os pareceristas têm o prazo de 1 semana para aceitar emitir o parecer e têm 4 semanas para emitir o parecer. Caso recusem, reinicia-se o processo de designação de um parecerista. Caso o parecerista aceite emitir o parecer mas não o emita dentro do prazo, são feitas mais 2 tentativas de lembretes com extensão de prazo de 1 semana. Caso ainda assim não emita o parecer, o mesmo é substituído.

Passo 04: Caso o parecer seja positivo e há necessidade de correções, os autores recebem os pareceres e possuem o prazo de 1 mês para realizarem as correções. Caso não haja a necessidade de correções, o artigo segue para a revisão gramatical, ortográfica e de formatação de acordo com as regras da ABNT.

Passo 05: Após receber a versão corrigida, a equipe editorial checa se as correções obrigatórias foram feitas. Caso tenham sido feitas, os autores são notificados de que artigo seguiu para a revisão gramatical, ortográfica e de formatação de acordo com as regras da ABNT. O prazo para a realização da revisão gramatical, ortográfica e da ABNT é de 20 dias.

Passo 06: Os autores recebem o manuscrito revisado e devem aceitar, recusar ou completar as sugestões emitidas pela revisão gramatical, ortográfica e de formatação de acordo com as regras da ABNT. O prazo é de 1 semana.

Passo 07: Os autores devolvem duas versões do manuscrito: uma na qual mantêm a ferramenta “controlar alterações” de modo que a equipe editorial possa verificar o que foi aceito, recusado ou alterado no manucrito. A outra é a versão final, com todas as alterações incorporadas.

Passo 08: O manuscrito segue para a diagramação. O prazo é de 15 dias e os autores são notificados.

Passo 09: O artigo retorna da diagramação e é publicado.