Futuros em disputa: juventude, educação e projeto de vida no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v43.20795

Palavras-chave:

Juventude, Projeto de Vida, Futuro, Empreendedorismo, Políticas públicas

Resumo

A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação básica brasileira traz como questão central, principalmente para o Ensino Médio, a importância da escola se aproximar das questões da juventude. Ao anunciar esse objetivo, a BNCC produz um determinado discurso e embasa políticas públicas para a juventude, como a Reforma do Ensino Médio. Na medida em que a noção de juventude é mobilizada, outros termos também despontam como categorias centrais no documento: projeto de vida e empreendedorismo. O artigo analisa e problematiza essas referências na BNCC, indaga sobre quais noções de juventude e futuro são mobilizadas nesse documento e aborda os sentidos de uma ação educativa centrada em uma política pública e pedagogia do projeto de vida cuja finalidade é preparar os estudantes para o empreendedorismo. A pesquisa trabalha fundamentalmente com a análise de discurso da proposta curricular brasileira. A sua principal conclusão é que o discurso sobre a noção de futuro para a juventude construído pela reforma curricular do Ensino Médio não dialoga com a realidade e com as aspirações de futuro dos jovens brasileiros.

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Biografia do Autor

Alexandre Barbosa Pereira, Universidade Federal de São Paulo

Alexandre Barbosa Pereira é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unifesp. Possui mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Graduou-se em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (USP). Investigador de pós-doutoramento pela Universidade do Porto. Coordenador do Grupo de Estudos sobre Cidade, Educação, Juventude e Curso da Vida (CIDEJUV). Membro fundador da Rede de Estudos sobre Experiências e Ações Juvenis (REAJ). Desenvolve pesquisas nas áreas de Antropologia Urbana, Antropologia da Educação e Antropologia da Juventude, sobre os seguintes temas: práticas culturais juvenis, espaço urbano e escolarização. Autor dos livros: A Maior Zoeira na Escola: Experiências Juvenis na Periferia de São Paulo (Finalista do Prêmio Jabuti 2017) e Um rolê pela cidade de riscos: leituras da piXação em São Paulo.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

Barbosa Pereira, A. (2024). Futuros em disputa: juventude, educação e projeto de vida no Ensino Médio. Revista TOMO, 43, e20795. https://doi.org/10.21669/tomo.v43.20795

Edição

Seção

Dossiê Juventudes e cidadania: práticas culturais e políticas públicas