Futuros em disputa: juventude, educação e projeto de vida no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v43.20795Palavras-chave:
Juventude, Projeto de Vida, Futuro, Empreendedorismo, Políticas públicasResumo
A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação básica brasileira traz como questão central, principalmente para o Ensino Médio, a importância da escola se aproximar das questões da juventude. Ao anunciar esse objetivo, a BNCC produz um determinado discurso e embasa políticas públicas para a juventude, como a Reforma do Ensino Médio. Na medida em que a noção de juventude é mobilizada, outros termos também despontam como categorias centrais no documento: projeto de vida e empreendedorismo. O artigo analisa e problematiza essas referências na BNCC, indaga sobre quais noções de juventude e futuro são mobilizadas nesse documento e aborda os sentidos de uma ação educativa centrada em uma política pública e pedagogia do projeto de vida cuja finalidade é preparar os estudantes para o empreendedorismo. A pesquisa trabalha fundamentalmente com a análise de discurso da proposta curricular brasileira. A sua principal conclusão é que o discurso sobre a noção de futuro para a juventude construído pela reforma curricular do Ensino Médio não dialoga com a realidade e com as aspirações de futuro dos jovens brasileiros.
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