Descolonizar a educação: notas introdutórias para repensar a educação para surdos
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.17849Palavras-chave:
Cultura surda, Descolonização epistêmica, decolonialidade do poder, educação especial, SubjetividadeResumo
A partir das disciplinas de Educação Inclusiva e Ensino de Língua Brasileira de Sinais (I e II), centrais ao núcleo das licenciaturas da Universidade Federal Latinoamericana UNILA, decidimos construir um modelo pedagógico em linha com o projecto político epistémico de integração e descolonização da América Latina. Este é um campo com fontes escassas e restritas. Concentramo-nos em fornecer algumas notas introdutórias baseadas nas fontes mais específicas e especializadas, bem como algumas notas críticas sobre a Educação na América Latina e no Sul Global. Num primeiro passo, fizemos um breve levantamento histórico da questão, para depois mostrar as relações existentes entre Escola e Colonialidade do Poder na experiência da Subjectividade Surda. Posterior, algumas considerações finais mais orientadas, para deixar em aberto questões e tarefas na construção de novos horizontes de racionalidade alternativa.
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