Sucessos Escolares Improváveis e Teorias da Ação: trabalhando com as Sociologias disposicionais de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.vi39.14942Palavras-chave:
Sucesso escolar, Camadas populares, Teorias disposicionalistas da ação, Ingresso no ensino superior públicoResumo
Neste artigo, exploramos elementos que potencializam o sucesso escolar nos meios populares por meio da teoria de Pierre Bourdieu e seus estudos sobre educação e reprodução social das desigualdades e a análise dos sucessos escolares pela Sociologia em escala individual de Bernard Lahire. Os dados empíricos foram coletados por sete questionários socioeconômicos e culturais e seis entrevistas individuais em profundidade. Analisamos as trajetórias de escolarização de estudantes negros cotistas e das camadas populares de uma Universidade do interior do Ceará e apontamos a racionalização das rotinas, geridas pela moral familiar que privilegia a formação escolar e a autoridade dos pais e mães; apetência pela leitura e escrita; socialização em atividades artístico-culturais e esportivas; políticas públicas de educação e ações afirmativas; interiorização do ensino superior público; redes afetivas e de incentivo engajado, entre outros.
Downloads
Referências
Alexander, Jeffrey. O novo movimento teórico. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 2, nº. 4, 1987.
Bourdieu, Pierre. A gênese dos conceitos de habitus e de campo. In: Bourdieu, Pierre. O poder simbólico. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2012a, p. 59-73.
Bourdieu, Pierre. Estruturas, habitus, práticas. In: Bourdieu, Pierre. O senso prático. 3. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013a, p. 86-107.
Bourdieu, Pierre. Introdução a uma sociologia reflexiva. In: Bourdieu, Pierre. O poder simbólico. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2012b, p. 17-58.
Bourdieu, Pierre. O espaço social e suas transformações. In: Bourdieu, Pierre. A distinção:crítica social do julgamento. 2ª. Ed. rev. Porto Alegre, RS: Zouk, 2017, p. 95-159.
Bourdieu, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: Bourdieu, Pierre. Escritos de educação. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016b, p. 71-79.
Bourdieu, Pierre; Passeron, Jean-Claude. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2ª. ed. RJ: Livraria Francisco Alves Editora, 1982.
Bourdieu, Pierre; Passeron, Jean-Claude. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Trad. Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
Busseto, Áureo. A sociologia de Pierre Bourdieu e sua análise sobre a escola. In: Carvalho, Alonso Bezerra de; Silva, Wilton Carlos Lima (Orgs.). Sociologia e Educação: leituras e interpretações. São Paulo: Avercamp, 2006, p. 113-133.
Charlot, Bernard. Da relação com o saber:elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Cunha, Maria Amália de Almeida. Trajetórias de sucesso escolar nos meios populares: quando o investimento familiar subverte a lógica do “estatisticamente improvável”. Revista Alpha, (6), 2005, p. 32-42.
Durkheim, Émille.Educação e sociologia. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
Elias, Norbert. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 2014.
Gomes, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei federal nº 10.639/03. Brasília, MEC, Secretaria de educação continuada e alfabetização e diversidade, 2005, p. 39-62.
Guimarães, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e antirracismo no Brasil. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
IBGE. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. Estudos e Pesquisas – informação demográfica e socioeconômica, nº. 41, 2019.
Lahire, Bernard. Homem plural: os determinantes da ação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Lahire, Bernard. L- ́interpretation sociologique des rêves. Paris: La Décou-verte, 2018.
Lahire, Bernard. Patrimónios individuais de disposições: para uma sociologia à escala individual. Sociologia, Problemas e Práticas, nº 49, 2005, p. 11-42.
Lahire, Bernard. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Lahire, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Editora Ática, 1997.
Nogueira, Cláudio Marques Martins; Nogueira, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº. 78, abril/2012.
Nogueira, Maria Alice. Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educação & Realidade. 31(2), jul./dez., 2006, p. 155-170.
Ortiz, Renato (org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. Coleção Grandes Pensadores Sociais. São Paulo: Ática, 1983.
Pereira, Ricardo Bernardes. Variações nos percursos de vida de jovens de mesma origem social: sequências, eventos e pontos de virada. Revista Brasileira de Sociologia, vol. 04, nº. 07, jan. jun., 2016.
Portes, Écio Antônio. Trajetórias e estratégias escolares do universitário das camadas populares. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1993.
SEDUC. Educação Profissional. Disponível em: https://educacaoprofissio-nal.seduc.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=71&Itemid=213. Acesso em: 18 mai. 2018.
SISU. Sistema de Seleção Unificada. Disponível em: http://sisu.mec.gov.br. Acesso em: 04 jul. 2018.
Viana Maria José Braga. As práticas socializadoras familiares como locus de constituição de disposições facilitadoras de longevidade escolar em meios populares. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, nº. 90, Jan./Abr. 2005, p. 107-125.
Viana, Maria José Braga. Disposições temporais de futuro e longevidade escolar em famílias populares. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, nº. 1, jan./jun. 2009, p. 195-215.
Viana, Maria José Braga. Longevidade escolar em famílias de camadas populares: algumas condições de possibilidade. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1998.
Viana, Maria José Braga. O bom desempenho escolar nos meios populares: elementos para uma definição e alguns dados de pesquisa. Sociologia da Educação, Revista Luso-Brasileira, ano 2, nº. 3, março, 2011.
Viana, Maria José Braga. Práticas socializadoras em famílias populares e a longevidade escolar dos filhos. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 28, nº. 01, mar. 2012, p. 421-440.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).