Paisagens sonoras

possibilidades para uma educação ambiental a partir da escuta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.17808

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Escuta, Paisagens Sonoras

Resumo

Este texto foi elaborado a partir de leituras sobre paisagens sonoras, educação ambiental e escuta. Como principal objetivo buscamos estabelecer as relações entre paisagens sonoras e educação ambiental na perspectiva crítica, tendo a escuta como ponto central dessa relação, tanto no que se refere ao meio ambiente quanto aos sujeitos. Realizamos uma reflexão teórica acerca das possibilidades de contribuição das paisagens sonoras na educação ambiental crítica, partindo-se da escuta como percepção e relacionamento com o mundo. Compreendemos que as paisagens sonoras são potenciais para a educação ambiental crítica, pois apresentam novas formas de se entender o ambiente - em seus aspectos sociais, culturais e ecológicos, a partir dos seus elementos sonoros. Nesse sentido, as paisagens sonoras contribuem na tomada de consciência da realidade socioambiental em que estamos inseridos e, consequentemente, na proposição de ações para uma sociedade mais justa e sustentável.

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Publicado

01.12.2022

Como Citar

Guedes Guida, T., & Barbosa Pereira, P. (2022). Paisagens sonoras: possibilidades para uma educação ambiental a partir da escuta. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(2), 1–21. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.17808

Edição

Seção

Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta