A Construção Social de um Mercado de Serviços Pessoais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.vi36.11783

Resumo

O artigo trata da construção social de um mercado de serviços pessoais (personal) sob a perspectiva da Sociologia e Antropologia da Economia, que postulam que a economia está imersa no social e os mercados
são diversos porque são construções históricas, sociais e políticas. Os prestadores de serviços pessoais se autodenominam personals. Os serviços oferecidos têm um caráter pessoal e sob medida, exigindo interação face a face. É uma relação de proximidade atravessada pelo econômico. Tal constatação me levou a questionar sobre que tipo de ajustes e como são feitas as composições no cotidiano profissional dos personals com seus clientes para que a relação se mantenha ajustada. Então para pensar como esses ajustes ocorrem trago a noção de trabalho relacional, como um recurso conceitual, que é definido como um esforço (de ajustes e de composições) que as pessoas têm que fazer para tornar possível esse mercado de serviços pessoais. 


Palavras-chave: Prestação de serviços pessoais. Consultorias pessoais. Personal. Relações de proximidade. Trabalho relacional.

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Biografia do Autor

Maria Luísa Célia Escalona de Dios, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

Pós-doutorado em andamento na Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciências Sociais na mesma iinstituição. Periodo de estagio doutoral na École des hautes études en sciences sociales - EHESS. Mestrado em Antropologia na UFRGS. Foi docente nas instituições IPA/RS, SENAC/RS , SENAI/RS e Uniasselvi. Área Antropologia e Sociologia da Economia e Antropologia e Sociologia da .

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Publicado

2020-02-01

Como Citar

Dios, M. L. C. E. de. (2020). A Construção Social de um Mercado de Serviços Pessoais. Revista TOMO, (36), 231–266. https://doi.org/10.21669/tomo.vi36.11783

Edição

Seção

Artigos Livres