A Construção Social de um Mercado de Serviços Pessoais
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.vi36.11783Resumo
O artigo trata da construção social de um mercado de serviços pessoais (personal) sob a perspectiva da Sociologia e Antropologia da Economia, que postulam que a economia está imersa no social e os mercados
são diversos porque são construções históricas, sociais e políticas. Os prestadores de serviços pessoais se autodenominam personals. Os serviços oferecidos têm um caráter pessoal e sob medida, exigindo interação face a face. É uma relação de proximidade atravessada pelo econômico. Tal constatação me levou a questionar sobre que tipo de ajustes e como são feitas as composições no cotidiano profissional dos personals com seus clientes para que a relação se mantenha ajustada. Então para pensar como esses ajustes ocorrem trago a noção de trabalho relacional, como um recurso conceitual, que é definido como um esforço (de ajustes e de composições) que as pessoas têm que fazer para tornar possível esse mercado de serviços pessoais.
Palavras-chave: Prestação de serviços pessoais. Consultorias pessoais. Personal. Relações de proximidade. Trabalho relacional.
Downloads
Referências
BANDELJ, Nina. Relational Work and Economics Sociology. Politics & Society, v. 40, n. 2, p. 175 - 201, 2012 < 10.1177/0032329212441597>
BANDELJ, Nina. Thinking about social relations in Economy as relational work. In: ASPERS, Patrik.; DODD, Nigel.(Orgs.) Re-Imagining Economic Sociology. New York: Oxford University Press, 2016. p. 227 - 251.
BANDELJ, Nina.; MORGAN, Paul. James.; SOWERS, Elisabeth. Hostile worlds or connected lives? Research on the interplay between intimacy and economy. Sociology Compass, v. 9, n. 2 p. 115 - 127, 2015 < 10.1111/soc4.12242>
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Jnaeiro: Bertrand Brasil, 2004.
BOURDIEU, Pierre; MICELI, Sergio. A economia das trocas simbólicas. 6 edição. São Paulo: Perspectiva, 2005.
TILLY, Charles. Why?What happens when people give reasons and why? Princeton: Princeton University Press, 2006.
ZELIZER, Viviana. Economic Lives. New York: Princeton University Press, 2000.
ZELIZER, Viviana. O significado social do dinheiro. In: MARQUES, Rafael.; PEIXOTO, João. (Orgs.). A nova Sociologia Economica: uma antologia. Oeiras: Celta Editora, 2003. p. 125 - 159.
ZELIZER, Viviana. La negociación de la intimidad. Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica, 2009.
ZELIZER, Viviana. A economia do care. Civitas - Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 10 n. 3, p. 376 a 391, 2010 < 10.15448/1984-7289.2010.3.8337>
ZELIZER, Viviana. El significado social del dinero. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econômica, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).