O tema da saúde na formação em Educação Física: reflexões a partir de uma disciplina de um curso de licenciatura em uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14065Palavras-chave:
Saúde, Educação para a saúde, Educação Superior, Educação Superior Pública, Educação FísicaResumo
No Brasil, foram aprovadas novas diretrizes para a graduação em Educação Física (EF), mas que tratam a saúde somente na formação em bacharelado em detrimento da licenciatura. Objetivamos apresentar resultados de uma observação participante e problematizar as implicações/pertinência de uma abordagem pedagógica da saúde no Curso de Licenciatura em EF da Universidade Federal do Espírito Santo. Os resultados indicam o trato da saúde nas Ciências Sociais e Humanas e na Saúde Coletiva. Questionamos a presença mínima de disciplinas vinculadas ao tema da saúde e advogamos em favor da manutenção e ampliação na formação em Licenciatura em EF.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. 44 cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
BRACHT, Valter. Educação Física e Saúde Coletiva: reflexões pedagógicas. In: In: FRAGA, A. B.; CARVALHO, Y. M.; GOMES, I. M. (Org.). As práticas corporais no campo da saúde. São Paulo: Hucitec, 2013, p. 178-197.
BRACHT, Valter. Saber e fazer pedagógicos: acerca da legitimidade da educação física como componente curricular. In: CAPARRÓZ, F. E. (Org.). Educação Física Escolar: política, investigação e intervenção. Vitória: Proteoria, 2001, p. 67-79.
BRASIL. Resolução nº 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências, Diário Oficial da União, Brasília, 2018. Seção 1, p. 48. Acessado em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=19/12/2018&jornal=515&pagina=48>. Data de acesso: 13 de out. 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Acessado em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Data de acesso: 8 de nov. 2019.
BRASIL. Instrutivo PSE. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Acessado em: <http://189.28.128.100/dab/docs/legislacao/passo_a_passo_pse.pdf>. Data de acesso: 22 de out. 2018.
BRUGNEROTTO, Fábio; SIMÕES, Regina. Caracterização dos currículos de formação profissional em Educação Física: um enfoque sobre saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 149-172, 2009. Acessado em: <http://www.scielo.br/pdf/physis/v19n1/v19n1a08.pdf>. Data de acesso: 7 de jan. 2018.
CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
CAPONI, Sandra. A saúde como abertura ao risco. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (Org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendência. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003, p. 55-77.
CARVALHO, Yara Maria; CECCIM, Ricardo Burg. Formação e Educação em Saúde: aprendizados com a Saúde Coletiva. In: CAMPOS, G. W. et al. (Org.) Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec, 2006, p. 149-182.
CECCIM, Ricardo Burg; BILIBIO, Luiz Fernando. Singularidades da educação física na saúde: desafios à educação de seus profissionais e ao matriciamento interprofissional. In: FRAGA, A. B.; WACHS, F. (Org.). Educação física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007, p. 47-62. Acessado em: <http://www2.esporte.gov.br/arquivos/snelis/esporteLazer/cedes/EducacaoFisicaSaudeColetiva.pdf>. Data de acesso: 8 de out. 2018.
COSTA, Larissa Chaves et al. Formação profissional e produtividade em saúde coletiva do profissional de educação física. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 107-113, 2012. Acessado em: <http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/1226/1825>. Data de acesso: 25 de jul. 2018.
CUNHA, Maria Isabel. O Professor Universitário na Transição de Paradigmas. Araraquara, Junqueira & Marins Editores, 2005.
DESSBESELL, Giliane; CABALLERO, Raphael Maciel da Silva. Educação Física, currículo e formação para o campo da saúde: alguns movimentos possíveis. In: WACHS, F.; ALMEIDA, U. R.; BRANDÃO, F. F. F. (Org.). Educação Física e Saúde Coletiva: cenários, experiências e artefatos culturais. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2016, p. 113-130. Acessado em: <http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/serie-interlocucoes-praticas-experiencias-e-pesquisas-em-saude/educacao-fisica-e-saude-coletiva-cenarios-experiencias-e-artefatos-culturais-pdf> Data de acesso: 30 de jan. 2018.
FERREIRA, Sionaldo Eduardo et al. Formação profissional em Educação Física e saúde na Universidade Federal de São Paulo. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v. 18, n. 5, p. 646-651, 2013. Acessado em: <http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/2579/pdf126>. Data de acesso: 18 de ag. 2018.
FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos. Formação docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 89-111, 2004. Acessado em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2827/1441>. Data de Acesso: 23 de jul. 2018.
FONSECA, Silvio Aparecido et al. Pela criação da Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde: Abenefs. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Pelotas, v. 16, n. 4, p. 283-288, 2011. Acessado em: <http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/615/622>. Data de Acesso: 10 de mar. 2018.
FRAGA, Alex Branco. Promoção da vida ativa: nova ordem físico-sanitária na educação dos corpos contemporâneos. In: BAGRICHEVSKY, Marcos et al. A saúde em debate na Educação Física. Vol. 2. Blumenau: Nova Letra, 2006, p. 105-120. Acessado em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_debate_educacao_fisica_v2.pdf>. Data de Acesso: 22 de set. 2018.
GÓIS JÚNIOR, Edivaldo. Ginástica, higiene e eugenia no projeto de nação brasileira: Rio de Janeiro, século XIX e início do século XX. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 139-159, 2013. Acessado em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/33988/24404>. Data de Acesso: 14 de mar. 2018.
KOTTMANN, Lutz; KÜPPER, Doris. Gesundheitserziehung. In: GÜNZEL, W.; LAGING, R. (Hersg.) (Band I). Neurs Taschenbuch des Sportunterrichts; Grundlagen und pädagogisches Orientierungen. Baltmannsweliler: Schneider-Verl. Hohengehren. 1999, p. 235-252.
LUZ, Madel Therezinha. Educação Física e Saúde Coletiva: papel estratégico da área e possibilidades quanto ao ensino na graduação e integração na rede de serviços públicos de saúde. In: FRAGA, A. B.; WACHS, F. (Org.). Educação Física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007, p. 9-16. Acessado em: <http://www2.esporte.gov.br/arquivos/snelis/esporteLazer/cedes/EducacaoFisicaSaudeColetiva.pdf>. Data de Acesso: 08 de out. 2018.
MEZZAROBA, Cristiano. Ampliando o olhar sobre saúde na Educação Física escolar: críticas e possibilidades no diálogo com o tema do meio-ambiente a partir da Saúde Coletiva. Motrivivência, Florianópolis, v. 24, n. 38, p. 231-246, 2012. Acessado em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2012v24n38p231/23020>. Data de Acesso: 19 de abr. 2019.
NASCIMENTO, Paulo Magalhães Monard; OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas. Perspectivas e possibilidades para a renovação da formação profissional em Educação Física no campo da saúde. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 209-219, 2016. Acessado em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/36253/pdf>. Data de Acesso: 06 de jan. 2018.
OLIVEIRA, Braulio Nogueira et al. Educação Física escolar e saúde no contexto brasileiro: uma revisão integrativa (2011-2016). Refise, Limoeiro do Norte, v. 1, n. 1, p. 116-130, 2018. Acessado em: <https://intranet.limoeiro.ifce.edu.br/revistas/refise/article/view/42/9>. Data de Acesso: 23 de nov. 2019.
OLIVEIRA, João Paulo et al. A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar. Motricidade, Ribeira de Pena, v. 13, n. esp., p. 97-112, 2017. Acessado em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/mot/v13nspe/v13nspea11.pdf>. Data de Acesso: 23 de nov. 2019.
PALMA, Alexandre. Exercício físico e saúde; sedentarismo e doença: epidemia, causalidade e moralidade. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 1, p. 185-191, 2009. Acessado em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2273>. Data de Acesso: 03 de mar. 2018.
PASQUIM, Heitor Martins. A Saúde Coletiva nos cursos de graduação em Educação Física. Saúde e Sociedade, São Paulo, vol. 19, núm. 1, pp. 193-200, 2010. Acessado em: <http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v19n1/16.pdf>. Data de Acesso: 14 de abr. 2018.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional - Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas: 2017. Brasília: PNUD, 2017. Acessado em: <http://movimentoevida.org/wp-content/uploads/2017/09/PNUD_RNDH_completo.pdf>. Data de Acesso: 28 de jul. 2018.
ROLNIK, Suely. Toxicômanos de identidade: subjetividade em tempo de globalização. In: LINS, D. (Org). Cultura e subjetividade: saberes nômades. Campinas: Papirus, 1997, p. 19-24.
SCLIAR, Moacyr. História do Conceito de Saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 29-41, 2007. Acessado em: <http://www.scielo.br/pdf/physis/v17n1/v17n1a03.pdf>. Data de Acesso: 07 de fev. 2018.
TEDESCO, Silvia Helena et al. A entrevista na pesquisa cartográfica: a experiência do dizer. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 299-322, 2013. Acessado em: <http://www.scielo.br/pdf/fractal/v25n2/06.pdf>. Data de Acesso: 18 de abr. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.