Questionário sobre valorização docente (Q-VD): elaboração e validação de um instrumento

Autores

  • Deise Maíra Silveira Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.
  • Ricardo Franklin De Freitas Mussi Universidade do Estado da Bahia, Caetité, Bahia, Brasil.
  • Berta Leni Costa Cardoso Universidade do Estado da Bahia, Guanambi, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17489

Palavras-chave:

Instrumento, Questionário, Validação, Valorização docente

Resumo

A valorização docente compreendida a partir das categorias formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde, assim definidas pela Conferência Nacional de Educação (CONAE/2018), compõe a investigação deste trabalho. Portanto, o objetivo da pesquisa é apresentar evidências quanto à validade do Questionário sobre Valorização Docente (Q-VD). Para a construção e validação do instrumento, foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito das pesquisas sobre a valorização docente para conhecer as demandas investigadas em cada categoria, e assim construir o instrumento caracterizado como questionário e nomeado de Q-VD. É uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e quantitativa. O processo de validação deu-se em três etapas com o intuito de avaliar a validade de conteúdo na primeira, a clareza de linguagem na segunda e a fidedignidade na terceira. Todas as etapas da validação apresentaram números positivos, com isso, o Q-VD demonstra um conteúdo válido, clareza na linguagem e confiabilidade nos dados.

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Biografia do Autor

Deise Maíra Silveira Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Mestre em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (AGENTE) e da Linha de Estudo, Pesquisa e Extensão em Atividade Física (LEPEAF).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1209-887X

Ricardo Franklin De Freitas Mussi, Universidade do Estado da Bahia, Caetité, Bahia, Brasil.

Doutor em Educação Física, Universidade do Estado da Bahia, Caetité, Bahia, Brasil, Docente no Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade, Integrante do Núcleo Internacional de Estudos em Direitos Humanos, Educação, Cultura e Saúde.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1515-9121

Berta Leni Costa Cardoso, Universidade do Estado da Bahia, Guanambi, Bahia, Brasil.

Pós-doutorado em educação, Universidade do Estado da Bahia, Guanambi, Bahia, Brasil, Docente no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, líder do grupo de pesquisa Linha de Estudo, Pesquisa e Extensão em Atividade Física (LEPEAF).

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7697-0423

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Publicado

2022-05-14

Como Citar

Moreira, D. M. S., Mussi, R. F. D. F., & Cardoso, B. L. C. (2022). Questionário sobre valorização docente (Q-VD): elaboração e validação de um instrumento. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17489. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17489