CORPO, CONSUMO E BIOIDENTIDADES: TRAJETÓRIA DE PESQUISA E PERSPECTIVAS ANALÍTICAS NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO SAUDÁVEL

Autores

  • Ivan Marcelo Gomes Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.10157

Resumo

O texto apresenta um relato de uma trajetória acadêmica em torno de pesquisas que tematizam a relação entre corpo, saúde e sociedade. Para tanto, apresenta como os projetos e trabalhos desenvolvidos se articulam com conceitos provenientes do campo das Humanidades. Nesta direção, são apresentados as noções de sociedade de consumidores de Zygmunt Bauman, bioidentidades de Francisco Ortega e reflexões sobre saúde em Hans Georg Gadamer. Tais conceitos são colocados em diálogo para abordar o cultivo ao corpo saudável na sociedade contemporânea, especialmente, a partir de elementos presentes em pesquisas desenvolvidas no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Marcelo Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professor Associado do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua, também, no Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CEFD/UFES. Bolsista pesquisador pela FAPES/ES. Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Referências

ABIB, Leonardo Trápaga; GOMES, Ivan Marcelo. Análise dos enunciados do Movimento 21 dias por uma vida mais saudável. In: Anais do XX Congresso Brasileiro e VII Internacional de Ciências do Esporte. Goiânia. XX Congresso Brasileiro e VII Internacional de Ciências do Esporte, 2017.

BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

BECCALLI, Michel Binda. Mais que atividade física: os usos e entendimentos da saúde entre usuários do Serviço de Orientação ao Exercício da Prefeitura Municipal de Vitória. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2012.

CARNEIRO, Gustavo Marchetti Corrêa. Corporeidade, consumo e identidades políticas: estratégias de empoderamento feminino negro realizadas pelo Coletivo das Pretas na cidade de Vitória/ES. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2017.

CORREIA, Camila Rissari. O corpo feminino no contemporâneo: compreensões a partir de frequentadoras de uma academia para mulheres de Vitória/ES. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2016.

COSTA, Jurandir Freire. O vestígio e a aura: corpo e consumismo na moral do espetáculo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

DEBORD, Guy. Comentários sobre a sociedade do espetáculo. In: DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. 7ª reimpressão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

FIRME, Bernardo Sant'anna Medice. Do fora à pele: notas de uma presença estranha em um estúdio de tatuagem. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2013.

FERREIRA, Lorena Nascimento. Reflexões sobre a educação do corpo obeso no contexto midiático: uma análise do programa "Além do Peso" na Rede Record de Televisão. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2015.

FRAGA, Alex Branco; CARVALHO, Yara Maria de; GOMES, Ivan Marcelo. Políticas de formação em educação física e saúde coletiva. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro , v. 10, n. 3, p. 367-386, nov. 2012.

GADAMER, Hans-Georg. O caráter oculto da saúde. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

GOMES, Ivan Marcelo. Conselheiros modernos: propostas para a educação do indivíduo saudável. Tese (Doutorado no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008.

LE BRETON, D. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas,SP: Papirus, 2003.

MAIA, Antônio Cavalcanti. Biopoder, biopolítica e o tempo presente. In: NOVAES, Adauto (org.) O homem máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p.77-108.

ORTEGA, Francisco. Biopolíticas da saúde: reflexões a partir de Michel Foucault, Agnes Heller e Hannah Arendt. In: Interface – Comunic., Saúde, Educ. vol. 8, nº14, set.2003 – fev.2004. p.9-20.

ORTEGA, Francisco. Práticas de ascese corporal e constituição de bioidentidades. In: Cadernos Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, 11(1), 2003. p.59-77.

PEREIRA, Lucas Poncio Gonçalves. A educação do corpo e saúde: os usos de um espaço público na cidade de Vitória. In: Anais da Jornada de Iniciação Científica da UFES. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2017.

PERRUSI, A. Utopia da saúde perfeita: a nova ideologia do corpo na modernidade. In: Soma – Revista Eletrônica Multidisciplinar. nº 1, Foz do Iguaçu, 2001.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Gomes, I. M. (2019). CORPO, CONSUMO E BIOIDENTIDADES: TRAJETÓRIA DE PESQUISA E PERSPECTIVAS ANALÍTICAS NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO SAUDÁVEL. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(28), 127–140. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.10157

Edição

Seção

Número Temático: O que pode um corpo: perspectivas sobre a corporalidade na transmissão de práticas e saberes