Teorias Pós-Colonialistas e Currículo: apontamentos para construção de uma pedagogia decolonial e antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.17890

Palavras-chave:

Colonialidade, Currículos Colonizados/Colonizadores, Pedagogia Decolonial, Pedagogias antirracistas

Resumo

O presente trabalho apresenta uma revisão teórica acerca dos principais conceitos mobilizados pelas teorias pós-colonialistas, mais especificamente pelo coletivo Modernidade/Colonialidade, no intuito de compreender as causas e consequências dos discursos produzidos pelos currículos colonizados/colonizadores ou de uma Educação Bancária, em contraposição à necessidade de construção de uma Educação Libertadora por meio de Pedagogias Decoloniais. A análise aqui proposta se localiza no interior da Colonialidade, ou seja, na exterioridade do discurso moderno, no intuito de subsidiar praxis curriculares antirracistas e decoloniais.

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Biografia do Autor

Michele Guerreiro Ferreira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Educação (2018) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora adjunta e coordenadora do curso de Pedagogia no Departamento de Educação, do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (DED | CCAE | UFPB). 

Janssen Felipe, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernanbuco (UFPE). Professor Associado do IV do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE nos Cursos de licenciatura em Pedagogia e Intercultural Indígena. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea do CAA.

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Publicado

2023-01-11

Como Citar

Ferreira, M. G., & Silva, J. F. da. (2023). Teorias Pós-Colonialistas e Currículo: apontamentos para construção de uma pedagogia decolonial e antirracista . Revista TOMO, 42, e17890. https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.17890

Edição

Seção

Dossiê: Teorias Críticas Decoloniais: uma ecologia de saberes