Masculinidades em cena: uma análise de "Rainha Diaba" e "Madame Satã"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.18591

Palavras-chave:

Gênero, Masculinidades, Representação, Personagens gays, Cinema brasileiro

Resumo


O cinema é um importante objeto de análise das Ciência Sociais, refletindo a cultura, as identidades e os papéis sociais. Descortinando as relações de gênero e as representações masculinas, diversos filmes atribuem papéis sexuais aos homens e agenciam as relações de poder em torno desses. Partindo dessa percepção, surge o interesse de investigar as masculinidades em personagens gays nos filmes brasileiros, mais precisamente em “Rainha Diaba” (1974) e “Madame Satã” (2002), nos quais os protagonistas estão inseridos em um contexto de subalternidade, marginalidade, desvio e ruptura social. Assim, esta pesquisa visa descortinar como os protagonistas de ambos os filmes são representados no que concerne aos territórios de gênero e outros marcadores como raça, etnia e classe. Para tanto, será utilizado o protocolo de “análise de imagens e movimentos” da pesquisadora Diana Rose. Ao final, espera-se contribuir para os estudos relacionados ao campo da representação no cinema.

 

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Biografia do Autor

Jonatas Breno Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui graduação em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrou o grupo de pesquisa CHISGAP (Critical, Historical and international Studies on Gender and Press), o qual tem como foco o estudo de gênero na mídia impressa sob uma perspectiva crítica. Tem experiência nas áreas de Letras e Comunicação, com ênfase em cinema, sexualidade e representação social, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Culturais; Estudos de Gênero; Teoria Queer; Cinema Brasileiro.

Renata Malta, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora efetiva do Departamento de Comunicação Social da UFS (Universidade Federal do Sergipe). Professora Permanente e atual vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora no Grupo de Pesquisa GENI - Gênero e Interseccionalidades na Comunicação. Pós- Doutorado na Facultad de Comunicación, Departamento de Comunicación Audiovisual de la Universidad de Sevilla - España. Pesquisadora bolsista do Programme Directeurs d'Etudes Associés DEA 2019, Fondation Maison des Sciences de l'homme, Paris, França. Doutora em COMUNICAÇÃO SOCIAL pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2013); Doutorado-Sanduíche (PDSE) concluído e realizado em Carleton University, Ottawa, Canadá (2012); Mestre em COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2009); Possui graduação em COMUNICAÇÃO SOCIALcom habilitação em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Gênero e interseccionalidades (classe, raça, etnia, sexualidade, nacionalidade) , Estudos Culturais, e Comunicação Social, Representação social na mídia.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Silva Santos, J. B., & Barreto Malta, R. . (2023). Masculinidades em cena: uma análise de "Rainha Diaba" e "Madame Satã" . Revista TOMO, 42, e18591. https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.18591

Edição

Seção

Dossiê Gênero, sexualidade e resistência nas artes: olhares desde o Sul global