Projetando Questões de Género no Cinema Vernacular Guineense
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.18604Keywords:
vernacular filmmaking, teleplay, gender transformations, Guinea-BissauAbstract
A produção cinematográfica e audiovisual vernacular na Guiné-Bissau, viral entre os seus habitantes, está a crescer exponencialmente. Retratando eventos quotidianos, são habitualmente exibidos em sessões informais de cinema ou partilhados em canais de internet, atingindo milhares de telespectadores dentro do país, e nas suas diásporas na Europa. Estes filmes e produções audiovisuais constituem recursos valiosos para estudar as percepções populares, relativamente às questões de género. Este artigo revisita a história das políticas de género na Guiné-Bissau para analisar como essa produção vernacular está a representar as transformações de género em reação à instabilidade social e política, um campo que carece de questionamento e pesquisa. Além de identificar padrões comuns nessas narrativas, esta análise procura contextualizá-las, explorando a participação de mulheres e homens no mundo laboral e familiar, propondo uma leitura crítica que considera as omissões dessa produção cinematográfica e audiovisual, elas mesmas, reveladoras.
Downloads
References
Appadurai, Arjun. The Social Life of Things: Commodities in Cultural Perspective. Cambridge University Press, 1988.
Appadurai, Arjun. Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization. Vol. 1: U of Minnesota Press, 1996.
Assunção, Márcia Gomes. "Representação Política Das Mulheres Na Guiné-Bissau." ISCTE, 2018.
Bank, World. Guinea-Bissau: Integrated Poverty and Social Assessment. Transition from Post Conflict to Long-Term Development: Policy Considerations for Reducing Poverty., 2006.
Bordonaro, Lorenzo "Introduction: Guinea-Bissau Today—the Irrelevance of the State and the Permanence of Change." African Studies Review 52, no. 2 (2009): 35-46.
Cabral, Amílcar. Princípios Políticos. Bissau: PAIGC/Secretariado Geral, s/d.
Castanheira, José Pedro. Quem Mandou Matar Amílcar Cabral? Lisboa: Relógio D’Água., 1995.
Chabal, Patrick and Toby Green. Guinea-Bissau: Micro-State To'narco-State'. London: Hurst, 2016.
Cunha, Paulo. "Guiné-Bissau: As Imagens Coloniais." In Os Cinemas Dos Países Lusófonos, edited by Jorge Luiz Cruz and Leandro Mendonça, 33-48. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro & Universidade Federal Fluminense, 2013.
Cunha, Paulo and Catarina Laranjeiro. "Guiné-Bissau: Do Cinema De Estado Ao Cinema Fora Do Estado." Rebeca. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual 5, no. 2 (2016): 1-23.
Cunha, Paulo and Catarina Laranjeiro. "From the Tabanca to Bissau, from Bissau to the Diaspora: Social Narratives in the Bissau-Guinean Popular Cinema." In Contemporary Lusophone African Film, 131-44: Routledge, 2020.
Diawara, Manthia. African Cinema: Politics & Culture. Vol. 707: Indiana University Press, 1992.
Eshun, Kodwo and Ros Gray. "The Militant Image: A Ciné‐Geography: Editors’ Introduction." Third Text 25, no. 1 (2011): 1-12.
Formenti, Ambra. "Rumo a Uma Fé Global: História Do Movimento Evangélico Na Guiné-Bissau." Etnográfica. Revista do Centro em Rede de Investigação em Antropologia 21, no. 2 (2017): 293-318.
Forrest, Joshua. Lineages of State Fragility. Athens: Ohio University Press, 2003.
Galli, Rosemary E and Ursula Funk. "O Ajustamento Estrutural E Género Na Guiné-Bissau." Revista Internacional de Estudos Africanos, no. 16-17 (1992): 235-54.
Galvão, Inês and Catarina Laranjeiro. "Gender Struggle in Guinea-Bissau: Women’s Participation on and Off the Liberation Record." In Resistance and Colonialism - Insurgent Peoples in World History, edited by Nuno Domingos, Miguel Bandeira Jerónimo, and Ricardo Roque, 85-122. Cambridge: Palgrave Macmillan, 2019.
Geschiere, Peter. The Modernity of Witchcraft: Politics and the Occult in Postcolonial Africa. Charlottesville: University of Virginia Press, 1997.
Godinho Gomes, Patrícia. "Sobre a Gênese Do Movimento Feminino Na Guiné-Bissau: Bases E Práticas (1961-1982)”." O que é o feminismo (2015): 13-46.
Gomes, Patrícia Godinho. "From Theory to Practice. Amílcar Cabral and Guinean Women in the Fight for Emancipation." In Claim No Easy Victories. The Legacy of Amílcar Cabral edited by Firoze Manji and Bill Fletcher Jr., 279-93: CODESRIA, 2013.
Gomes, Patrícia Godinho. "A Mulher Guineense Como Sujeito E Objeto Do Debate Histórico Contemporâneo. O Contributo De Amílcar Cabral." In Por Cabral, Sempre, edited by Fundação Amílcar Cabral, 209-28. Praia, 2013.
Gomes, Patrícia Godinho. "O Estado Da Arte Dos Estudos De Gênero Na Guiné-Bissau: Uma Abordagem Preliminar." Outros Tempos–Pesquisa em Foco-História 12, no. 19 (2015): 168-89.
Haynes, Jonathan. Nollywood: The Creation of Nigerian Film Genres. University of Chicago Press, 2016.
Jedlowski, Alessandro, Jyoti Mistry, Jordache A Ellapen, Jonathan Haynes, Sophie Samyn, Claudia Hoffmann, Paul Ugor, Heike Becker, Katrien Pype, and Giovanna Santanera. Global Nollywood: The Transnational Dimensions of an African Video Film Industry. Indiana University Press, 2013.
Kohl, Christoph. "National Integration in Guinea-Bissau since Independence." Cadernos de Estudos Africanos, no. 20 (2010): 85-109.
Kohl, Christoph. "Ethnicity and the Political System Post-1998 " In Guinea-Bissau. Micro-State to “Narco-State”, edited by Patrick Chabal and Toby Green, 161-83. London: Hurst & Company, 2016.
Laranjeiro, Catarina. "(in)Visble Dialogues between Death and Nation-State." In The Struggle Is Not over Yet. An Archive in Relation edited by Nuno Faria, Filipa César, and Tobias Hering, 209-33. Berlim & Guimarães: Archive Books, 2018.
Laranjeiro, Catarina. Dos Sonhos E Das Imagens: A Guerra De Libertação Na Guiné-Bissau. Lisboa: Outro Modo Cooperativa Cultural, 2021.
Larsen, Marcus Møller and Rebecca Namatovu. "Wakaliwood: The Hollywood of Uganda." (2020).
Ly, Aliou. "Revisiting the Guinea-Bissau Liberation War: Paigc, Udemu and the Question of Women’s Emancipation, 1963–74." Portuguese Journal of Social Science 14, no. 3 (2015): 361-77.
Manovich, Lev. "The Practice of Everyday (Media) Life." Video vortex reader: Responses to YouTube (2008): 33-44.
Mbembe, Achille. Brutalismo. Translated by Marta Lança. Lisboa: Antígona, 2021.
Moreira, Joacine Katar. Matchundadi: Género, Performance E Violência Política Na Guiné-Bissau. edited by Sequência. Lisboa: Sistema Solar, 2020.
Musa, Bala A. Nollywood in Glocal Perspective. Springer, 2019.
Pais, José Machado. "Prefácio - “Um Tiro Kada Dia”: Dos Futuros Herdados Aos Futuros Desejados." Soronda Especial, no. Juventude e Transformações Sociais na Guiné-Bissau (2016): 9-21.
Perec, Georges. L'infra-Ordinaire. Média Diffusion, 2015.
Roque, Silvia. "Jovens Gerindo (Im)Possibilidades: A Reprodução Da Desesperança Em Bissau." Soronda Especial Juventude e Transformações Sociais na Guiné-Bissau (2016): 123-43.
Roque, Silvia. Pós-Guerra. Percursos De ViolêNcia Nas Margens Das RelaçÕEs Internacionais. Coimbra: Almedina, 2016.
Roque, Sílvia. "Peacebuilding in Guinea-Bissau: A Critical Approach." Noref Report 7 (2009): 16.
Roque, Sílvia. "Mulheres, Nação E Lutas No Cinema Anti/Pós-Colonial Da Guiné-Bissau." Revista de Comunicação e Linguagens, no. 54 (2021): 276-95.
Roque, Silvia, Fodé Mane, Toneca Silá, Adulai Djau, and Luís Peti. "Um Retrato Da Violência Contra Mulheres Na Guiné-Bissau." Bissau: Government of the Republic of Guinea-Bissau and United Nations Integrated Peacebuilding Office in Guinea-Bissau (2011).
Roque, Sílvia and Joana Vasconcelos. "Raparigas De Agora É Só Provocação!" Dinâmicas violentas das negociações geracionais e de género na Guiné-Bissau, in Pureza, José Manuel (2012): 241-90.
Rudebeck, Lars. "Democratization and ‘Civil Society’in a West African Village." Uppsala: Collegium for Development Studies, University of Uppsala (2004).
Salazkina, Masha and Enrique Fibla. Global Perspectives on Amateur Film Histories and Cultures. Indiana University Press, 2021.
Scott, James C. Domination and the Arts of Resistance. Yale university press, 2008.
Scott, James C. A Dominação E a Arte Da Resistência. Discursos Ocultos. Translated by Pedro Serras Pereira. Lisboa: Letra Livre, 2013.
Ukadike, Nwachukwu Frank. Black African Cinema. Univ of California Press, 1994.
Urdang, Stephanie. Fighting Two Colonialisms: Women in Guinea-Bissau. New York: Monthly Review Press, 1979.
Vasconcelos, Joana. "Sujeitos Plurais: Emergência De Novos Modelos De Rapariga Em Bissau?" Soronda Especial Juventude e Transformações Sociais na Guiné-Bissau (2016): 77-123.
Vigh, Henrik E. Navigating Terrains of War: Youth and Soldiering in Guinea-Bissau. Vol. 13: Berghahn Books, 2006.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TOMO journal adopts the Creative Commons CC-BY 4.0 license which allows:
• Share: copy and redistribute the material in any medium or format.
• Adapt: remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons which allows sharing the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (O Efeito do Acesso Livre).