Descolonizar a educação: notas introdutórias para repensar a educação para surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.17849

Palavras-chave:

Cultura surda, Descolonização epistêmica, decolonialidade do poder, educação especial, Subjetividade

Resumo

A partir das disciplinas de Educação Inclusiva e Ensino de Língua Brasileira de Sinais (I e II), centrais ao núcleo das licenciaturas da Universidade Federal Latinoamericana UNILA, decidimos construir um modelo pedagógico em linha com o projecto político epistémico de integração e descolonização da América Latina. Este é um campo com fontes escassas e restritas. Concentramo-nos em fornecer algumas notas introdutórias baseadas nas fontes mais específicas e especializadas, bem como algumas notas críticas sobre a Educação na América Latina e no Sul Global. Num primeiro passo, fizemos um breve levantamento histórico da questão, para depois mostrar as relações existentes entre Escola e Colonialidade do Poder na experiência da Subjectividade Surda. Posterior, algumas considerações finais mais orientadas, para deixar em aberto questões e tarefas na construção de novos horizontes de racionalidade alternativa.

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Biografia do Autor

Hander Andrés Henao, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Graduando em Filosofia pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Graduando de la universidad Antioquia en Sociología. Tambem bolsista de Iniciación cientifica en el área de filosofía en la universidad Federal da Integração Latino-Americana.

Dinéia Ghizzo Neto Fellini, Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2019 - 2022). Mestra em Educação pela UEM (2011-2013). Graduada em Educação Física pela Uniguaçú (2002 - 2005). Professora Adjunta de LIBRAS pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Atua principalmente nas seguintes áreas: Educação (Fundamentos da Educação; Metodologia Cientifica), Educação Física (Fundamentos da Educação Física;Educação Física Escolar) , Educação Especial ( Fundamentos da Educação Especial, AH/SD, Surdez, DI, DF) e LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. Formada Tradutora Intérprete de Língua de Sinais - TILS, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (2005).

Juliana Franzi, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA - Foz do Iguaçu). Na UNILA leciona disciplinas pedagógicas em distintos cursos de Licenciatura, estando alocada na Área da Educação. Atuou como docente na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri ( Diamantina - MG). Doutora em Educação, pela Universidade de São Paulo (USP). Tem Licenciatura em Pedagogia e Mestrado em Educação, ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Tânia Aparecida Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professora adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - campi de Toledo) da disciplina de Libras. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, na área de concentração Linguagem e Sociedade da Unioeste, na linha de pesquisa dos estudos da linguagem: descrição dos fenômenos linguísticos, culturais, discursivos e de diversidade, com pesquisa voltada para à organização e modelagem de um dicionário monolingue de Libras. Mestre em Letras (2013), também pela Unioeste. Graduação em Pedagogia (Unimeo -CTESOP) e em Letras - Libras Bacharelado pela UFSC (2012). Líder do PORLIBRAS - Grupo de Estudos e Pesquisas para a investigação da LIBRAS em Interface com Língua Portuguesa Brasileira.

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Publicado

2023-01-11

Como Citar

Henao, H. A., Fellini, D. G. N. F., Franzi, J., & Martins, T. A. . (2023). Descolonizar a educação: notas introdutórias para repensar a educação para surdos. Revista TOMO, 42, e17849. https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.17849

Edição

Seção

Dossiê: Teorias Críticas Decoloniais: uma ecologia de saberes