Avanços, Contradições e Desafios da Política de Cotas na Educação Básica: o caso do ensino médio profissionalizante do IFF campus Campos Centro (2016-2018)
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.vi39.14438Palavras-chave:
Ensino médio integrado, Política de cotas, Permanência, Sucesso escolarResumo
O presente artigo analisa a aplicação da política de cotas no Ensino Médio Integrado no campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense. A partir da análise dos dados, traçou-se um perfil dos alunos ingressantes em 2016 a partir de suas notas de ingresso e de seus desempenhos acadêmicos no período de 2016 a 2018. Os resultados apontaram que a implantação da política de cotas representou um avanço para a instituição, pois sem elas a maior parte dos estudantes cotistas não teria conseguido ingressar. Contudo, esses estudantes possuem uma taxa maior de evasão e de reprovação quando comparados aos alunos que ingressaram pela ampla concorrência. Essas contradições apontam a necessidade de se promover avanços nessa política pública e de se ampliar as pesquisas com foco na permanência e na política de cotas no Ensino Médio profissionalizante.
Downloads
Referências
Brasil. Lei 10.288, de 20 de julho de 2010. Estatuto da Igualdade Racial. Brasília, 2010.
Brasil. Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, 2012a.
Brasil. Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Regulamenta a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Brasília, 2012b.
Brasil. Lei 10.369, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, 2003.
Carmo, Gerson (Org.). Sentidos da permanência na educação: o anúncio de uma construção coletiva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2016.
Feres Junior et al. Ação afirmativa: conceito, história e debates. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018.
Feres Junior, João; Daflon, Verônica Toste. Ação afirmativa na Índia e no Brasil: um estudo sobre a retórica acadêmica. Sociologias (UFRGS), Porto Alegre, v. 17, nº. 40, 2015, p. 92- 123.
Feres Junior, João; Campos, Luiz Augusto; Daflon, Veronica Toste. Ação afirmativa, raça e racismo: uma análise das ações de inclusão racial nos mandatos de Lula e Dilma. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v. 2, 2013, p. 399-414.
Fraser, Nancy. Justiça anormal. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 108, 2013, p. 739-768.
Fraser, Nancy; Honneth, Axel. ¿Redistribución o reconocimiento? Madrid: Ediciones Morata; Fundación Paideia Galiza, 2006.
Frigotto, Gaudêncio (Org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com Ensino Médio, Ensino Médio Integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ/LPP, 2018.
Jaccoud, Luciana; Beghin, Nathalie. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília: IPEA, 2002.
Ribeiro, Carlos Antonio Costa. Desigualdade de oportunidade e resultados educacionais no Brasil. Dados - Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 54, n.1, 2011, p.41-87.
Paiva, Angela Randolpho (Org.). Entre dados e fatos: ação afirmativa nas universidades públicas brasileiras. Rio de Janeiro: PUC; Pallas, 2010.
Paiva, Angela Randolpho (Org.). Ação afirmativa em questão: Brasil, Estados Unidos, África do Sul e França. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.
Ribeiro, M. e Risso, S. A política e cotas no ensino médio profissionalizante: o desempenho escolar dos cotistas do campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (2016-2018). Anais do 43º Anual da ANPOCS. Disponível em http://anpocs.com/index.php/encontros/papers/43-encontro-anual-da--anpocs/st-11/st36-2/11835-a-politica-de-cotas-no-ensino-medio-profissio-nalizante-o-desempenho-escolar-dos-cotistas-do-campus-campos-centro-do--instituto-federal-fluminense-2016-2018. (Acessado em 23/06/2021).
Scherer-Warren, Ilse; Passos, Joana Célia. Ações afirmativas na universidade: abrindo novos caminhos. Florianópolis: UFSC, 2016.
Zoninsein, Jonas; Feres Junior, João (Orgs.). Ação afirmativa no Ensino Superior Brasileiro. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).