Fundamentos da práxis freiriana que garantem caráter crítico-humanizador-transformador à Educação Ambiental

Auteurs

  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18102

Mots-clés :

Educação Ambiental, Paulo Freire, Práxis

Résumé

O presente artigo, de cunho reflexivo e propositivo, teve por objetivo geral analisar os fundamentos da práxis freiriana que garantem caráter crítico-humanizador-transformador à Educação Ambiental. Para tanto, estabelecemos como objetivos específicos: mapear, as proposições relativas à teoria e prática da Educação Ambiental, evidenciando categorias fundantes no pensamento de Paulo Freire, e explicitar as contribuições de Paulo Freire para a Educação Ambiental em três dimensões – o educador popular, o gestor público e o ser humano.Com base na vida e obra de Paulo Freire apresentamos como fundamentos desta práxis as categorias: relação, diálogo, autonomia, criatividade, criticidade e humanização.  Categorias estas corporeificadas pelo exemplo e por isso tão significativas para a Educação Ambiental.

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Biographie de l'auteur

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN), Líder do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO), Coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFRPE.

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Publiée

2022-09-07

Comment citer

Monica Lopes Folena Araújo. (2022). Fundamentos da práxis freiriana que garantem caráter crítico-humanizador-transformador à Educação Ambiental. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(1), 1–15. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18102

Numéro

Rubrique

Paulo Freire e Educação Ambiental

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