As práticas em educação ambiental nas escolas do campo em comunidades insulares
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15591Palavras-chave:
Autonomy. Resume. Diversity. Projects. Partnerships., Autonomía. Plan de estudios. Diversidad. Proyectos. Asociaciones.Resumo
O artigo aborda a Educação Ambiental no contexto da Educação do Campo, em especial nas comunidades insulares, com o objetivo de apresentar a incorporação da Política Nacional de Educação Ambiental, nas ações e práticas pedagógicas em Educação Ambiental desenvolvidas nas Escolas do Campo das comunidades insulares de Paranaguá, município do litoral do Paraná. Fundamentou-se nos aportes legais das Diretrizes e Bases da Educação Nacional para compreender a política educacional da Educação do Campo e as flexibilizações no Projeto Pedagógico do Curso a partir da adequação curricular e metodologias apropriadas ao meio rural. A pesquisa foi desenvolvida utilizando-se os aportes teórico-metodológico da pesquisa-ação-participante, a problematização com o arco de Maguerez, os temas geradores e a aprendizagem por projetos, para a proposição das práticas em Educação Ambiental. Os resultados apontam que a diversidade social, cultural, econômica e ambiental, são propulsores para repensar a Educação do Campo em comunidades insulares.
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