As práticas em educação ambiental nas escolas do campo em comunidades insulares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15591

Palavras-chave:

Autonomy. Resume. Diversity. Projects. Partnerships., Autonomía. Plan de estudios. Diversidad. Proyectos. Asociaciones.

Resumo

O artigo aborda a Educação Ambiental no contexto da Educação do Campo, em especial nas comunidades insulares, com o objetivo de apresentar a incorporação da Política Nacional de Educação Ambiental, nas ações e práticas pedagógicas em Educação Ambiental desenvolvidas nas Escolas do Campo das comunidades insulares de Paranaguá, município do litoral do Paraná. Fundamentou-se nos aportes legais das Diretrizes e Bases da Educação Nacional para compreender a política educacional da Educação do Campo e as flexibilizações no Projeto Pedagógico do Curso a partir da adequação curricular e metodologias apropriadas ao meio rural. A pesquisa foi desenvolvida utilizando-se os aportes teórico-metodológico da pesquisa-ação-participante, a problematização com o arco de Maguerez, os temas geradores e a aprendizagem por projetos, para a proposição das práticas em Educação Ambiental. Os resultados apontam que a diversidade social, cultural, econômica e ambiental, são propulsores para repensar a Educação do Campo em comunidades insulares.

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Biografia do Autor

Helena Midori Kashiwagi, Universidade Federal do Paraná

Helena Midori Kashiwagi é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, Mestre e Doutora em Geografia pela UFPR, com estágio de Doutorado sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid Atualmente, é professora titular da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, professora de Planejamento Urbano do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Imobiliária e Coordenadora do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) - UFPR Litoral É pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná (CNPQ), atuando em pesquisa na área de Educação Ambiental, Escolas do Campo, Planejamento Urbano, Populações Tradicionais Caiçaras, Território e Territorialidade.

Luciane Godoy Bonafini, PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUÁ

Luciane Godoy Bonafini possui graduação no curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (2010), Especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação São Luís/SP (2017) e Mestrado no Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) pela UFPR Litoral. Foi Orientadora de Estudos no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, promovido pelo Ministério da Edu-cação e Cultura, ofertado pela Universidade Federal do Paraná (2013 a 2017). É professora do Ensino Fundamental, séries iniciais, e Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Paranaguá na Educação do Campo há dezenove anos.

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Publicado

24.05.2021

Como Citar

Kashiwagi, H. M., & Bonafini, L. G. (2021). As práticas em educação ambiental nas escolas do campo em comunidades insulares. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(Especial), 1–12. https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15591

Edição

Seção

Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental