As práticas em educação ambiental nas escolas do campo em comunidades insulares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15591

Palabras clave:

Autonomy. Resume. Diversity. Projects. Partnerships., Autonomía. Plan de estudios. Diversidad. Proyectos. Asociaciones.

Resumen

El artículo aborda la Educación Ambiental en el contexto de la Educación Rural, especialmente en las comunidades insulares, con el objetivo de presentar la incorporación de la Política Nacional de Educación Ambiental, en las acciones y prácticas pedagógicas en Educación Ambiental desarrolladas en las Escuelas del Campo de la isla. comunidades de Paranaguá, municipio de la costa de Paraná. Se basó en los aportes legales de los Lineamientos y Bases Educativas Nacionales para comprender la política educativa de Educación Rural y las flexibilidades en el Proyecto Pedagógico del Curso desde la adecuación curricular y metodologías adecuadas al medio rural. La investigación se desarrolló utilizando los aportes teórico-metodológicos de la investigación acción participante, la problematización con el arco de Maguerez, los temas generadores y el aprendizaje por proyectos, para la proposición de prácticas en Educación Ambiental. Los resultados muestran que la diversidad social, cultural, económica y ambiental son fuerzas impulsoras para repensar la educación rural en las comunidades insulares.

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Biografía del autor/a

Helena Midori Kashiwagi, Universidade Federal do Paraná

Helena Midori Kashiwagi é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, Mestre e Doutora em Geografia pela UFPR, com estágio de Doutorado sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid Atualmente, é professora titular da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, professora de Planejamento Urbano do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Imobiliária e Coordenadora do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) - UFPR Litoral É pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná (CNPQ), atuando em pesquisa na área de Educação Ambiental, Escolas do Campo, Planejamento Urbano, Populações Tradicionais Caiçaras, Território e Territorialidade.

Luciane Godoy Bonafini, PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUÁ

Luciane Godoy Bonafini possui graduação no curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (2010), Especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação São Luís/SP (2017) e Mestrado no Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) pela UFPR Litoral. Foi Orientadora de Estudos no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, promovido pelo Ministério da Edu-cação e Cultura, ofertado pela Universidade Federal do Paraná (2013 a 2017). É professora do Ensino Fundamental, séries iniciais, e Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Paranaguá na Educação do Campo há dezenove anos.

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Publicado

2021-05-24

Cómo citar

Kashiwagi, H. M., & Bonafini, L. G. (2021). As práticas em educação ambiental nas escolas do campo em comunidades insulares. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(Especial), 1–12. https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15591

Número

Sección

Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental