v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental

					Visualizar v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental

O dossiê temático Paulo Freire e Educação Ambiental soma-se a um conjunto de iniciativas tidas no Brasil e no mundo para homenagear Paulo Freire, patrono da educação brasileira, pois este comemoraria seus cem anos em 19 de setembro de 2021. Comemorações mais que justas para um dos reconhecidamente maiores Educadores do mundo e de grande orgulho para o povo brasileiro. Porém é também uma forma resistência a tempos sombrios que pairam em nossa sociedade, quando alguns extremistas fazem campanhas desvalorizando o tão importante legado deste grande humanista.

Organizadores do dossiê:

Prof. Dr. Mauro Guimarães (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ)

Profa. Dra. Monica Lopes Folena Araújo (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE)

Publicado: 26.09.2022

Expediente

  • Expediente

    Aline Lima de Oliveira Nepomuceno, Andressa da Silva
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18152

Sumário

  • Sumário

    Aline Lima de Oliveira Nepomuceno, Andressa da Silva
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18122

Editorial

  • Editorial

    Mauro Guimarães, Monica Lopes Folena Araújo
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18113

Paulo Freire e Educação Ambiental

  • Fundamentos da práxis freiriana que garantem caráter crítico-humanizador-transformador à Educação Ambiental

    Monica Lopes Folena Araújo
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18102
  • A dimensão freireana da formação do educador ambiental na “ComVivência Pedagógica”

    Noeli Borek Granier, Mauro Guimarães
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18103
  • Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual reflexões a partir da prática

    Sheila Ceccon
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18104
  • Reinventando a ecopedagogia Patriarcado, modernidade e capitalismo

    Ivo Dickmann
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18105
  • A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC

    Gladis Teresinha Slonski, Juliana Rezende Torres
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18107
  • A música geradora na formação docente em Educação Ambiental Dialógica

    João Batista de Albuquerque Figueiredo
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18106
  • Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS

    Angela Maria Zanon, Suzete Rozana de Castro Wiziack, Icléia Albuquerque de Vargas
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18108
  • Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula

    Kalina CúrieTenório Fernandes do Rêgo Barros, Zélia Maria Soares Jófili, Mônica Maria Lins Santiago
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18109