Ações envolvendo a educação ambiental nas Cátedras, Centro e Instituto Paulo Freire do Brasil

analisando Paulo Freire nesses espaços formativos

Autores/as

  • ALEXSANDRO ALBERTO DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • MONICA LOPES FOLENA ARAÚJO Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.14638

Palabras clave:

Educação Ambiental. Paulo Freire. Espaços formativos.

Resumen

Las Cátedras, Centro y Instituto Paulo Freire se convierten en espacios para programas, investigación, reuniones de grupos de investigación, cursos, eventos, promoción de políticas públicas sociales, educativas y económicas para contribuir al desarrollo sostenible del planeta, en la no dicotomía hombre-naturaleza, educación-sociedad, teoría-práctica, formación-educación. Este estudio tiene como objetivo analizar la influencia del pensamiento de Paulo Freire en las acciones desarrolladas por las Cátedras, Centro y Instituto Paulo Freire do Brasil en materia de Educación Ambiental. A partir de un enfoque cualitativo y un método descriptivo, los datos de investigación se recopilaron en los respectivos sitios disponibles en estos espacios. Los resultados mostraron que estos espacios formativos juegan un papel importante en la formación de una identidad socioambiental sostenible, ya que proporcionan a los actores involucrados una reflexión sobre el diálogo verdadero, el pensamiento crítico-humanizado y emancipatorio, gracias al intercambio entre la catedra-universidad-sociedad-escuela.

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Biografía del autor/a

ALEXSANDRO ALBERTO DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Professor Transformador 2020 pelo Bett Educar; Ganhador do Prêmio de Destaque Regional e Nacional de melhor Plano de Inovação Educativa pelo Desafio Inova Escola como Coordenador da Equipe Bastião Atômico e do Projeto submetido ao Programa Alavanca 2019 como Criador, Presidente e Coordenador do Clube das Ciências Conectados com as Ciências. Professor da Educação Básica dos Anos Finais do Ensino Fundamental pela Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes/PE e da Educação de Jovens e Adultos pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRPE; especialista em Filosofia e História da Ciência (2015) pela AVM Faculdade Integrada, em Ontologia e Epistemologia (2020) e Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Unyleya; e, em Ensino de Ciências - Ciência 10 pelo IFPE; Licenciando em Ciências Biológicas e Licenciado em Química pela UFRPE (2013). 

MONICA LOPES FOLENA ARAÚJO, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008), doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Atualmente é professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) e no Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial. Coordena o Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) e a Cátedra Paulo Freire - Educação para a Sustentabilidade da UFRPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação ambiental

Citas

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Publicado

2020-12-12

Cómo citar

SILVA, A. A. D., & ARAÚJO, M. L. F. (2020). Ações envolvendo a educação ambiental nas Cátedras, Centro e Instituto Paulo Freire do Brasil: analisando Paulo Freire nesses espaços formativos. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(2), 1–13. https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.14638

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