A horta escolar como caminho para a agroecologia escolar
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.13373Palavras-chave:
Agorecologia, Educação Ambiental, Hortas escolares, Justiça AmbientalResumo
O presente artigo surge a partir de entrecruzamentos de dados de um projeto de iniciação científica, desenvolvido entre os anos de 2016 e 2019, e de uma dissertação de mestrado defendida em 2019. O artigo objetiva discutir dados sobre estruturas físicas e pedagógicas de hortas de escolas públicas de uma cidade no estado de Minas Gerais, além de discutir suas implicações à agroecologia e à educação ambiental a partir da problematização de discursos docentes. Por meio da imersão nas escolas mapeadas e de um curso de formação, realizamos entrevistas semi-estruturadas com os/as responsáveis pelas hortas escolares e as analisamos, a partir dos pressupostos da Análise Crítica do Discurso. As práticas pedagógicas relacionadas à horta escolar se relacionam à uma Educação Ambiental que pouco discute temáticas sociocríticas, entretanto destacamos o potencial contra-hegemônico do trabalho pedagógico, já que as professoras entrevistadas enunciam a natureza como direito de ser e existir ao trabalhar e discutir conteúdos que permeiam seu cotidiano, possibilitando estreitar laços entre comunidade e escola, assim como a ressignificação da relação entre sociedade, natureza e alimento.
Palavras-chave: Agroecologia. Educação Ambiental. Hortas escolares. Justiça Ambiental.
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