A horta escolar como caminho para a agroecologia escolar
DOI :
https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.13373Mots-clés :
Agorecologia, Educação Ambiental, Hortas escolares, Justiça AmbientalRésumé
O presente artigo surge a partir de entrecruzamentos de dados de um projeto de iniciação científica, desenvolvido entre os anos de 2016 e 2019, e de uma dissertação de mestrado defendida em 2019. O artigo objetiva discutir dados sobre estruturas físicas e pedagógicas de hortas de escolas públicas de uma cidade no estado de Minas Gerais, além de discutir suas implicações à agroecologia e à educação ambiental a partir da problematização de discursos docentes. Por meio da imersão nas escolas mapeadas e de um curso de formação, realizamos entrevistas semi-estruturadas com os/as responsáveis pelas hortas escolares e as analisamos, a partir dos pressupostos da Análise Crítica do Discurso. As práticas pedagógicas relacionadas à horta escolar se relacionam à uma Educação Ambiental que pouco discute temáticas sociocríticas, entretanto destacamos o potencial contra-hegemônico do trabalho pedagógico, já que as professoras entrevistadas enunciam a natureza como direito de ser e existir ao trabalhar e discutir conteúdos que permeiam seu cotidiano, possibilitando estreitar laços entre comunidade e escola, assim como a ressignificação da relação entre sociedade, natureza e alimento.
Palavras-chave: Agroecologia. Educação Ambiental. Hortas escolares. Justiça Ambiental.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).