Ações envolvendo a educação ambiental nas Cátedras, Centro e Instituto Paulo Freire do Brasil

analisando Paulo Freire nesses espaços formativos

Authors

  • ALEXSANDRO ALBERTO DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • MONICA LOPES FOLENA ARAÚJO Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.14638

Keywords:

Educação Ambiental. Paulo Freire. Espaços formativos.

Abstract

The Chairs, Paulo Freire Center and Institute become spaces for programs, researches, meetings of research groups, courses, events, fomentation of social, educational and economic public policies to contribute to the sustainable development of the planet, man-nature dichotomy, education-society, theory-practice, trainer-educator. This study aims to analyze the influence of the thought of Paulo Freire on the actions developed by the Chairs, Center and Institute Paulo Freire do Brazil involving Environmental Education. From a qualitative approach and a descriptive method, the research data were collected in the respective sites available from these spaces. The results indicate that these formative spaces play an important role in the formation of a sustainable socio-environmental identity, since they provide the actors involved with the reflection on the true dialogue, critical-humanized and emancipatory thinking, thanks to the exchange between chairs-university-school-society.

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Author Biographies

ALEXSANDRO ALBERTO DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Professor Transformador 2020 pelo Bett Educar; Ganhador do Prêmio de Destaque Regional e Nacional de melhor Plano de Inovação Educativa pelo Desafio Inova Escola como Coordenador da Equipe Bastião Atômico e do Projeto submetido ao Programa Alavanca 2019 como Criador, Presidente e Coordenador do Clube das Ciências Conectados com as Ciências. Professor da Educação Básica dos Anos Finais do Ensino Fundamental pela Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes/PE e da Educação de Jovens e Adultos pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRPE; especialista em Filosofia e História da Ciência (2015) pela AVM Faculdade Integrada, em Ontologia e Epistemologia (2020) e Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Unyleya; e, em Ensino de Ciências - Ciência 10 pelo IFPE; Licenciando em Ciências Biológicas e Licenciado em Química pela UFRPE (2013). 

MONICA LOPES FOLENA ARAÚJO, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008), doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Atualmente é professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) e no Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial. Coordena o Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) e a Cátedra Paulo Freire - Educação para a Sustentabilidade da UFRPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação ambiental

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Published

2020-12-12

How to Cite

SILVA, A. A. D., & ARAÚJO, M. L. F. (2020). Ações envolvendo a educação ambiental nas Cátedras, Centro e Instituto Paulo Freire do Brasil: analisando Paulo Freire nesses espaços formativos. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(2), 1–13. https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.14638

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