LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

INTERSECÇÕES E PRÁTICAS PARA OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA 30 DA ONU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21991

Resumo

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU têm relevância em todas as áreas da ciência, incluindo as ciências da linguagem. Este dossiê, composto por 13 artigos, demonstra como as pesquisas nessa área se alinham com os ODS, especialmente nos contextos de educação de qualidade, redução das desigualdades, igualdade de gênero e promoção da paz. Os temas abordados incluem educação linguística intercultural, sociolinguística, ensino de gramática vinculado aos direitos humanos, inclusão de estudantes surdos, internacionalização do ensino superior, uso de tecnologias no ensino de línguas e análises literárias com enfoques de gênero e raça. Com este dossiê, destacamos como as pesquisas em ciências da linguagem podem contribuir para as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável, mesmo quando a Agenda 2030
não é o objetivo explícito. Nossa área reforça o compromisso contínuo com a educação de qualidade, redução das desigualdades e promoção da paz por meio dessas investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Meister Ko. Freitag, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Letras Vernáculas, e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora do XI Encontro da Pós-Graduação em Letras (2023). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Elaine Maria Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Letras pela UFS e professora de Língua Inglesa da mesma instituição, no Departamento de Letras Estrangeiras. A docente também atua no Programa de Pós-graduação em Letras da UFS e é a atual Coordenadora Nacional da Rede Andifes IsF-Inglês.

Ádria dos Santos Gomes, Universidade Federal de Sergipe

Pós-graduação em Letras - PPGL/UFAM. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) na área de Estudos Linguísticos – Linguagem: Linguística Aplicada. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Katherine de Albuquerque Mendonça, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Sergipe. Doutoranda em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição, atualmente, concentra sua pesquisa em temas relacionados à Sociolinguística, sobretudo às variações morfossintáticas da língua em diferentes contextos de uso.

Lucas Santos Silva de Melo, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante do Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade (GELINS). Pesquisa mudanças linguísticas na fala e leitura de estudantes da educação básica, com foco em diagnósticos para implementação nas escolas. Desenvolve ações de popularização científica e participa da organização da Feira Científica de Sergipe (CIENART). Fundador da Academia Riachãoense de Letras, Artes e Cultura (ARLAC) e assistente editorial das revistas da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e Feira de Ciência & Cultura.

Yann Dias da Silva Maia, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe. Graduado em Letras e Mestre em Estudos Literários na linha de Literatura e Recepção pela Universidade Federal de Sergipe. Graduado em Design Gráfico pela Universidade Tiradentes. Atualmente, pesquisa processos de criação literária, com foco nas relações entre a Literatura e outras artes.

Downloads

Publicado

2024-10-14

Como Citar

Freitag, R. M. K., Santos, E. M., Gomes, Ádria dos S., Mendonça, K. de A., Melo, L. S. S. de, & Maia, Y. D. da S. (2024). LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: INTERSECÇÕES E PRÁTICAS PARA OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA 30 DA ONU. Revista De Estudos De Cultura, 10(25), 1–4. https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21991