LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
INTERSECÇÕES E PRÁTICAS PARA OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA 30 DA ONU
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21991Resumo
A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU têm relevância em todas as áreas da ciência, incluindo as ciências da linguagem. Este dossiê, composto por 13 artigos, demonstra como as pesquisas nessa área se alinham com os ODS, especialmente nos contextos de educação de qualidade, redução das desigualdades, igualdade de gênero e promoção da paz. Os temas abordados incluem educação linguística intercultural, sociolinguística, ensino de gramática vinculado aos direitos humanos, inclusão de estudantes surdos, internacionalização do ensino superior, uso de tecnologias no ensino de línguas e análises literárias com enfoques de gênero e raça. Com este dossiê, destacamos como as pesquisas em ciências da linguagem podem contribuir para as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável, mesmo quando a Agenda 2030
não é o objetivo explícito. Nossa área reforça o compromisso contínuo com a educação de qualidade, redução das desigualdades e promoção da paz por meio dessas investigações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.