INTERNACIONALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E REDUÇÃO DE DESIGUALDADES
ALGUNS APONTAMENTOS AO SUL
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21209Palavras-chave:
Internacionalização, Ensino Superior Brasileiro, Estudos Linguísticos, Objetivos de Desenvolvimento SustentávelResumo
Pensar nos contextos do Ensino Superior Brasileiro é, também, (re)pensar sobre o seu processo de internacionalização, e o modo pelo qual os objetivos e as práticas institucionais estão sendo modificados. Todas essas mudanças envolvem aspectos linguísticos e estão centradas em novas concepções de políticas linguísticas e de internacionalização. Diante do exposto, este artigo tem o objetivo de levantar reflexões sobre esse processo, com a apresentação de uma visão de internacionalização que privilegia as abordagens direcionadas ao Sul epistêmico, e que destacam os itens 4 e 10 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como resultado preliminar, é possível destacar a percepção de construção, pela educação, de um mundo mais sustentável, solidário, suleado e decolonial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.