INTERNACIONALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E REDUÇÃO DE DESIGUALDADES

ALGUNS APONTAMENTOS AO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21209

Palavras-chave:

Internacionalização, Ensino Superior Brasileiro, Estudos Linguísticos, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Pensar nos contextos do Ensino Superior Brasileiro é, também, (re)pensar sobre o seu processo de internacionalização, e o modo pelo qual os objetivos e as práticas institucionais estão sendo modificados. Todas essas mudanças envolvem aspectos linguísticos e estão centradas em novas concepções de políticas linguísticas e de internacionalização. Diante do exposto, este artigo tem o objetivo de levantar reflexões sobre esse processo, com a apresentação de uma visão de internacionalização que privilegia as abordagens direcionadas ao Sul epistêmico, e que destacam os itens 4 e 10 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como resultado preliminar, é possível destacar a percepção de construção, pela educação, de um mundo mais sustentável, solidário, suleado e decolonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Natan Alves dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduou-se em Letras Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Está mestrando em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da UFS com bolsa CAPES. Concentra suas pesquisas na linha da Linguística Aplicada, nos temas: Políticas Linguísticas, Internacionalização do Ensino Superior e Estudos Decoloniais.

Elaine Maria Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação e professora efetiva do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe. 

Downloads

Publicado

2024-10-14

Como Citar

Santos, L. N. A. dos, & Santos, E. M. (2024). INTERNACIONALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E REDUÇÃO DE DESIGUALDADES: ALGUNS APONTAMENTOS AO SUL. Revista De Estudos De Cultura, 10(25), 1–20. https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21209