AS REFORMAS POMBALINAS DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

UM CASO DE FRACASSO?

Autores

  • Elaine Maria Santos

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13848

Resumo

Levando-se em consideração que a historiografia brasileira, influenciada pelos escritos de Fernando de Azevedo, por muito tempo afastou-se dos estudos relacionados às questões educacionais antecedentes à década de 1930, faz-se necessário retomar as pesquisas e escritos sobre as contribuições setecentista e oitocentistas para o sistema educacional brasileiro. Dessa forma, o presente artigo apresenta, de forma sucinta, as principais peças legislativas do período pombalino, no que se refere à instrução pública, analisando as dificuldades de implantação das Reformas Pombalinas no Brasil, e discutindo sobre a eficácia das ações desenvolvidas em terras brasileiras. Após uma análise da legislação e da bibliografia relacionada a essa temática fica claro que, apesar de não ter se estendido a todo o território Brasileiro, as reformas pombalinas não podem ser consideradas como um caso de fracasso, uma vez que o sistema educacional vigente é reflexo de muitas das determinações verificadas no período Josefino, que teve o Marquês de Pombal como um de seus maiores expoentes.
Palavras-chave: Reformas pombalinas. Marquês de Pombal. História do ensino das línguas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-06-10

Como Citar

Santos, E. M. (2020). AS REFORMAS POMBALINAS DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: UM CASO DE FRACASSO?. Revista De Estudos De Cultura, 5(15), 51–60. https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13848