Contribuições da cocriação de valor a partir das VGIs para o planejamento e a gestão do turismo em São Cristóvão/SE: análise de comentários do Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v6i.20090

Palavras-chave:

Plataformas digitais, VGIs, cocriação de valor, planejamento e gestão, São Cristóvão

Resumo

Esta pesquisa considera a relevância da colaboração no turismo em suas diversas instâncias (ambiental, social, econômica e comercial), tendo como suporte as plataformas digitais e o uso dos conteúdos voluntários disponíveis. Nesse sentido, evocamos a teoria da cocriação de valor (Phahalad; Rasmaswamy, 2004; Vargo; Lusch, 2008), a fim de destacar que a colaboração acontece sinergicamente por meio da valorização, por parte dos gestores, das informações produzidas pelos consumidores acerca de seus serviços e/ou produtos. Assim, relacionamos a produção de informações voluntárias (VGIs) como dispositivos de cocriação de valor em publicações sobre turismo no perfil do Instagram da Prefeitura de São Cristóvão/SE. Para tanto, busca-se apontar como a elaboração de VGIs por turistas e residentes no Instagram da Prefeitura Municipal de São Cristóvão/SE, enquanto mecanismo de cocriação de valor, pode contribuir com os processos de planejamento e gestão do turismo local. Desta forma, optou-se por adotar a pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, levantamento bibliográfico e análise do perfil do Instragram da Prefeitura Municipal de São Cristóvão. Verificou-se que a falta de informações acerca do destino, conforme apontam turistas e residentes de São Cristóvão, é uma problemática latente e que perdura ao longo tempo, sugerindo a valorização das avaliações/comentários como fonte de dados relevantes para auxiliar os processos de planejamento e gestão do turismo.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Jesus Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), É membro do grupo de pesquisa Gestão de Turismo e Hospitalidade (DTUR/UFS).

Cristiane Alcântara de Jesus Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora Associada do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Sergipe. Pós - Doutorado em Geografia e Turismo pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutora em Geografía, Planificación Territorial y Gestión Ambiental pela Universitat de Barcelona (Espanha) com o título revalidado no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil).

Antonio Carlos Campos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Pós-doutoramento em Geografia e Turismo pela Universidade de Coimbra (Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território). Doutor em Geografía, Planificación Territorial y Gestión ambiental pela Universitat de Barcelona - Espanha. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Geografia da UFS e Universidade Aberta do Brasil (UAB). Coordena o Laboratório de Estudos Rurais e Urbanos (LABERUR - DGE/ UFS).

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

SANTOS, Pedro Henrique Jesus; SANTOS, Cristiane Alcântara de Jesus; CAMPOS, Antonio Carlos. Contribuições da cocriação de valor a partir das VGIs para o planejamento e a gestão do turismo em São Cristóvão/SE: análise de comentários do Instagram. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 6, n. especial, p. 1–17, 2023. DOI: 10.33467/conci.v6i.20090. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/conci/article/view/20090. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais da I Jornada Interdisciplinar do CCSA