REFLETINDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Alfrancio Ferreira Dias

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v0i19.809

Resumo

Este artigo aborda as representações de gênero no campo da educação, destacando as experiências de socialização do trabalho docente a partir das trajetórias escolares, familiares e profissionais, o sentido e significado do trabalho na perspectiva dos/as docentes, as representações de gênero no cotidiano das relações de trabalho e a construção das relações sociais de sexo entre vida doméstica e profissional. A metodologia utilizada neste trabalho apoia-se em análises de fontes bibliográficas e em resultados de pesquisas de campo com diferentes dimensões metodológicas. Infere-se que os/as docentes vivenciam as mudanças das relações no interior do trabalho e na família, atribuindo sentidos ao trabalho que realizam a partir de suas identificações como professores/as e homens/mulheres, construídas no decorrer de suas trajetórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-03-02

Como Citar

Dias, A. F. (2011). REFLETINDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. Revista TOMO, (19), 65–101. https://doi.org/10.21669/tomo.v0i19.809

Edição

Seção

Artigos