A "Nova Sociologia Histórica" e o uso da história em Tocqueville e Marx
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.5271Resumo
Este artigo visa colocar em discussão os pressupostos epistemológicos de um movimento acadêmico surgido em meados dos anos 1960 que defende o uso da história como base da explicação sociológica, a chamada "Nova Sociologia Histórica'' (NSH). Neste sentido, o artigo foi desenvolvido em duas partes: na primeira parte, consideramos algumas relações teóricas e metodológicas entre a Sociologia e a História, demonstrando como a partir da interface entre elas se configurou a NSH. Na segunda parte, procuramos estabelecer relações de contiguidade epistemológica entre as propostas da NSH e a metodologia histórica praticada por Alexis de Tocqueville em O Antigo Regime e a Revolução (1856) e Karl Marx em As Lutas de Classes na França (1850), demonstrando como essa heurística defendida contemporaneamente já se prefigurava como fundamental nesses dois importantes estudos clássicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).