NOVAS CONFIGURAÇÕES DAS RELIGIÕES TRADICIONAIS: RE-SIGNIFICAÇÃO E INFLUÊNCIA DO UNIVERSO NOVA ERA
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v0i14.497Resumo
As religiões tradicionais, na sociedade atual, sofrem as mais diferentes influências. As fronteiras são fluídas e as trocas constantes. Na prática não há mais religiões intocadas. Todas elas participam de um jogo constante de trocas, fluxos e intercâmbios culturais. A sociedade se transformou, e com ela a religião. Este trabalho procura analisar as novas configurações das religiões tradicionais brasileiras, principalmente em relação às novas espiritualidades. As formas de religiosidade denominadas por Nova Era são exemplos das transformações sofridas pela sociedade ocidental, não apenas no campo religioso, mas na cultura como um todo. Crenças e rituais de religiões tradicionais são incorporadas e vivenciadas a partir de novos referenciais centrados na subjetividade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).