Presenças e mobilidades transfronteiriças entre Brasil, Peru e Colômbia: o caso da “migração peruana na amazônia brasileira”

Autores

  • José Miguel Nieto Olivar
  • Flávia Melo da Cunha
  • Patrícia Carvalho Rosa

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.4405

Resumo

A partir do compartilhamento das nossas experiências de pesquisa e de ensino na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia,este artigo avança na construção de um problema de pesquisa paraa compreensão de intensas e diversas mobilidades em e através do território transfronteiriço. Particularmente, nos aproximamosde um dos maiores enredos e tensões contemporâneos dessa tríplice fronteira em termos de deslocamentos e da produção de desigualdades: as mobilidades e presenças peruanas a os olhos e nas terras brasileiras. Considerando que a abordagem desde “migrações internacionais” pode resultar insuficiente,propomos uma abordagem centrada na fronteira como experiência social e processo empírico, e nas mobilidades e presenças transfronteiriças levando em consideração interseccionalidades na produção de diferenças e desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Olivar, J. M. N., da Cunha, F. M., & Rosa, P. C. (2015). Presenças e mobilidades transfronteiriças entre Brasil, Peru e Colômbia: o caso da “migração peruana na amazônia brasileira”. Revista TOMO. https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.4405

Edição

Seção

Artigos