Educação de jovens e adultos, currículo e diversidade sexual e de gênero: tecendo reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17559

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Diversidade Sexual, Relações de Gênero

Resumo

O presente estudo buscou discorrer acerca das relações de gênero e sexualidade na Educação de Jovens e Adultos – EJA a partir das práticas de currículo, por considera-las importante no processo pedagógico dos/as estudantes dessa modalidade de ensino, tendo por objetivo refletir de que maneira as questões as subjetivações de gênero sexual são problematizadas no currículo da Educação de Jovens e Adultos, numa escola da rede pública municipal, localizada no Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru, no Estado da Bahia. No que se refere aos procedimentos metodológicos optamos pelas narrativas (auto)biográficas, por entender que esse método de pesquisa favorece o estudo em questão, no sentido de possibilitar maior capacidade de análise no que tange ao objetivo proposto. A partir das narrativas foi possível evidenciar que as questões de gênero, sexualidade e diversidade precisam serem problematizadas dentro da escola, para que a mesma possa se constituir enquanto espaço de respeito às diferenças.

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Biografia do Autor

Pedro Paulo Souza Rios, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de sergipe; Mestre em Educação, cultura e territórios Semiáridos. Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana. 

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Publicado

2022-09-12

Como Citar

Rios, P. P. S. (2022). Educação de jovens e adultos, currículo e diversidade sexual e de gênero: tecendo reflexões. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17559. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17559

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