A assistência estudantil para discentes LGBTQIA+: uma análise das políticas institucionais no âmbito da Residência Universitária de uma Universidade Federal do Brasil

Autores

  • Lana Lisiêr de Lima Palmeira Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17628

Palavras-chave:

Educação, Diversidade, Orientação Sexual, Relações de Gênero, Universidade

Resumo

O presente estudo objetivou analisar se há, na Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, políticas institucionais de assistência estudantil, mais especificamente referentes à Residência Universitária, capazes de assegurar, diante de um cenário marcado pela diversidade, o respeito aos valores da equidade e respeito à pessoa humana, no caso em especial, de estudantes com gênero e orientação sexual divergente da heterocisnormatividade. Como opção teórico-metodológica, esta pesquisa adotou a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise documental. Para a análise dos dados encontrados, elegeu-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultados principais, inferiu-se que, apesar de existir um trabalho já iniciado na referida instituição de ensino acerca do tema em comento, necessário se faz a adoção de mais ações pontuais, definidas organicamente no seio da universidade, para se garantir a maior efetivação dos direitos deste público discente.

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Biografia do Autor

Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil.

Doutora em Educação. Professora da UNiversidade Federal de Alagoas.

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0443-7245

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Publicado

2022-06-11

Como Citar

Palmeira, L. L. de L. (2022). A assistência estudantil para discentes LGBTQIA+: uma análise das políticas institucionais no âmbito da Residência Universitária de uma Universidade Federal do Brasil. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17628. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17628

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