O organizar de tempos e espaços na educação infantil brasileira: vivências na escola como práticas organizativas

Autores

  • Marcela Merçon Fucape Business School, Vitória, Espirito Santo, Brasil.
  • Amanda Zambelli Fucape Business School, Vitória, Espirito Santo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19838

Palavras-chave:

Educação Infantil, Gestão Escolar, Tempos e espaços.

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender o papel do gestor escolar na organização dos tempos e espaços na EI. Por meio de pesquisa qualitativa interpretativa, foram entrevistados gestores das escolas de (EI) do município de Vila Velha – ES. Os resultados evidenciaram que nas escolas existe diferenciação dos locais onde são realizadas as atividades, que a dinâmica escolar funciona a partir da organização dos tempos e espaços disponíveis e que há possibilidade de flexibilização e alterações na organização física em função de algum objetivo ou necessidade prático da escola. Tais achados se constituem como aspectos facilitadores na organização dos tempos e espaços sob a mediação do gestor. As contribuições indicam que as práticas de gestão favorecem o processo de ensino e de aprendizagem e sugere-se novos estudos com todas as escolas de (EI) do município em estudo, vislumbrando possibilidades de reestruturação desses espaços/tempos para melhoria da qualidade do ambiente educativo.

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Publicado

2024-07-17

Como Citar

Merçon, M., & Zambelli, A. (2024). O organizar de tempos e espaços na educação infantil brasileira: vivências na escola como práticas organizativas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19838. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19838

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