Equidade educacional em territórios vulneráveis

Autores

  • Emerson Soares Barbosa Secretaria de Educação do Estado de São Paulo/Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Vanda Mendes Ribeiro Universidade Cidade de São Paulo/Instituto Jus para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social, São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16958

Palavras-chave:

Desigualdade educacional, Educação básica, Guarulhos, Política educacional, Vulnerabilidade social

Resumo

Este presente artigo teve como objetivo central analisar a equidade educacional entre escolas estaduais localizadas em territórios vulneráveis no município de Guarulhos, localizado no estado de São Paulo. A análise envolve o ano final do ensino fundamental e do ensino médio. A base de dados utilizada foi formada por dados oriundos do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS). Utilizou-se uma abordagem quantitativa, e o conjunto dos dados foi examinado a partir da análise descritiva e de variância, tendo a vulnerabilidade social nos territórios e a cor/raça dos alunos como variáveis independentes e a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado de São Paulo (Idesp), nível de desempenho em Língua Portuguesa, Matemática e o fluxo escolar como variáveis dependentes. Os resultados nas etapas de ensino analisadas demonstram a existência de variações e distâncias entre o aprendizado dos alunos matriculados em escolas de níveis diferentes de vulnerabilidade social, interferindo no avanço da equidade educacional, com prejuízo para alunos de escolas com vulnerabilidade maior.

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Biografia do Autor

Emerson Soares Barbosa, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo/Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Vanda Mendes Ribeiro, Universidade Cidade de São Paulo/Instituto Jus para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social, São Paulo, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2022-06-23

Como Citar

Barbosa, E. S., Cruz, M. do C. M. T., & Ribeiro, V. M. (2022). Equidade educacional em territórios vulneráveis. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e16958. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16958