Equidade educacional em territórios vulneráveis
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16958Palavras-chave:
Desigualdade educacional, Educação básica, Guarulhos, Política educacional, Vulnerabilidade socialResumo
Este presente artigo teve como objetivo central analisar a equidade educacional entre escolas estaduais localizadas em territórios vulneráveis no município de Guarulhos, localizado no estado de São Paulo. A análise envolve o ano final do ensino fundamental e do ensino médio. A base de dados utilizada foi formada por dados oriundos do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS). Utilizou-se uma abordagem quantitativa, e o conjunto dos dados foi examinado a partir da análise descritiva e de variância, tendo a vulnerabilidade social nos territórios e a cor/raça dos alunos como variáveis independentes e a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado de São Paulo (Idesp), nível de desempenho em Língua Portuguesa, Matemática e o fluxo escolar como variáveis dependentes. Os resultados nas etapas de ensino analisadas demonstram a existência de variações e distâncias entre o aprendizado dos alunos matriculados em escolas de níveis diferentes de vulnerabilidade social, interferindo no avanço da equidade educacional, com prejuízo para alunos de escolas com vulnerabilidade maior.
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