O olhar da gestão escolar para além do marco institucional: percepções da gestão escolar sobre a atuação e a participação familiar na escola

Autores

  • Valdirene Eliane Bailon de Souza Universidade Federal de Viçosa http://orcid.org/0000-0002-9855-4823
  • Rita Márcia Andrade Vaz de Mello Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.
  • Maria de Lourdes Mattos Barreto Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16085

Palavras-chave:

Diálogo democrático, Família, Gestão escolar

Resumo

Neste estudo, analisamos a relação entre a equipe gestora de uma Escola Estadual de Minas Gerais e as famílias dos educandos, identificando percepções sobre a própria atuação e a participação das famílias no âmbito institucional. Para tanto, o eixo teórico-metodológico é caracterizado pelo estudo de caso, com abordagem de cunho descritivo e enfoque qualitativo, pautando-se em um corpus constituído por informações de sete Especialistas da Educação Básica (EEB). Assim, verificamos que a equipe gestora, em geral, admite a essencialidade da participação familiar no âmbito institucional. Todavia, conforme achados da presente pesquisa, são evidenciadas situações conflituosas entre os membros escolares e os familiares/responsáveis pelos educandos, o que demonstra a necessidade constante de debates escolares sobre as relações interpessoais, mesmo com a possibilidade de incitar polêmicas e causar confrontos de ideias, haja vista a necessidade de se colocar em prática os princípios norteadores democráticos, por meio da comunicabilidade.

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Biografia do Autor

Valdirene Eliane Bailon de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Maria de Lourdes Mattos Barreto, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2021-10-18

Como Citar

Souza, V. E. B. de, Mello, R. M. A. V. de, & Barreto, M. de L. M. . (2021). O olhar da gestão escolar para além do marco institucional: percepções da gestão escolar sobre a atuação e a participação familiar na escola. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16085. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16085

Edição

Seção

Publicação Contínua