Sondar, orientar e qualificar: reverberações da Lei nº. 5.692/1971 e as expectativas para a formação profissional (Curitiba – 1971-1983)

Autores

  • Jorge Luiz Zaluski Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17685

Palavras-chave:

Adolescentes, Gênero, Lei nº. 5.692/1971, Serviço de Orientação

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Orientação (SOE), na Escola Tiradentes, em Curitiba-PR, durante os anos de 1971-1983. Para isso, como documentação histórica, foram utilizados Relatórios do Serviço de Orientação (SOE) disponibilizados no arquivo da instituição. As observações de Benjamin Cowan, sobre a noção de pânico moral, auxiliam na observação do documento. Com base na pesquisa, as atividades desenvolvidas pelo SOE teve forte aproximação com os preceitos compartilhados pela ditadura militar, e serviram como uma forma de orientar a formação dos estudantes para assumirem atividades profissionais sustentadas por distinções de classe e gênero.

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Referências

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Zaluski, J. L. (2022). Sondar, orientar e qualificar: reverberações da Lei nº. 5.692/1971 e as expectativas para a formação profissional (Curitiba – 1971-1983). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17685. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17685