Sondar, orientar e qualificar: reverberações da Lei nº. 5.692/1971 e as expectativas para a formação profissional (Curitiba – 1971-1983)
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17685Palavras-chave:
Adolescentes, Gênero, Lei nº. 5.692/1971, Serviço de OrientaçãoResumo
Este texto tem como objetivo analisar as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Orientação (SOE), na Escola Tiradentes, em Curitiba-PR, durante os anos de 1971-1983. Para isso, como documentação histórica, foram utilizados Relatórios do Serviço de Orientação (SOE) disponibilizados no arquivo da instituição. As observações de Benjamin Cowan, sobre a noção de pânico moral, auxiliam na observação do documento. Com base na pesquisa, as atividades desenvolvidas pelo SOE teve forte aproximação com os preceitos compartilhados pela ditadura militar, e serviram como uma forma de orientar a formação dos estudantes para assumirem atividades profissionais sustentadas por distinções de classe e gênero.
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