Gerenciando a cultura pedagógica dos professores universitários no contexto do impacto da COVID-19

Autores

  • Tetyana Pakhomova Department of Local Self-Government and Development of Territories of the Odessа Polytechnic National University, Odessa, Ukraine.
  • Iryna Matvieienko Department of Local Self-Government and Development of Territories of the Odessа Polytechnic National University, Odessa, Ukraine.
  • Halyna Khavarivska Department of Public Policy and Governance, Lviv Polytechnic National University, Lviv, Ukraine.
  • Tetiana Shulha Head of Postgraduate Studies, SHEI "Donbass State Pedagogical University", Slavyansk, Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17308

Palavras-chave:

Educação a distância, Pandemia COVID-19, Pedagogia, Professores, Universidades

Resumo

O objetivo principal do artigo é estudar as características das atividades dos professores universitários sob a influência do COVID-19. Os eventos que ocorrem no mundo como resultado da disseminação da infecção por coronavírus COVID-19 referem-se a uma emergência global de natureza. Esta é a mensagem principal que cada pessoa deve entender. É importante lembrar que às vezes é quase impossível influenciar as circunstâncias e condições externas que contribuem para o desenvolvimento de estresse e ansiedade nas pessoas. A pandemia criou muitos problemas e desafios em todas as esferas sociais nos níveis macro e micro: saúde, educação, cultura, economia, produção e outros. Problemas e desafios educacionais se aplicam a todas as faixas etárias e níveis escolares. Cada uma delas é atualmente reconstruída sem a preparação prévia de ambas as partes envolvidas no processo educativo: professores e alunos, professores e alunos. Essa circunstância provocou uma série de resultados negativos em relação à qualidade do processo de ensino e formação em educação. Como resultado do estudo, foram identificadas as principais tendências e características das atividades docentes dos professores universitários, bem como as mudanças em suas atividades durante a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tetyana Pakhomova, Department of Local Self-Government and Development of Territories of the Odessа Polytechnic National University, Odessa, Ukraine.

Iryna Matvieienko, Department of Local Self-Government and Development of Territories of the Odessа Polytechnic National University, Odessa, Ukraine.

Halyna Khavarivska, Department of Public Policy and Governance, Lviv Polytechnic National University, Lviv, Ukraine.

Tetiana Shulha, Head of Postgraduate Studies, SHEI "Donbass State Pedagogical University", Slavyansk, Ukraine.

Referências

Benalcázar, M.E., Barona, L., Valdivieso, Á.L., Vimos, V.H., Velastegui, D., Santacruz, C.J.( 2022) Educational Impact on Ecuadorian University Students Due to the COVID-19 Context. Educ. Sci., 12, 17. https://doi.org/10.3390/educsci12010017

Lizana, P. A., Vega-Fernadez, G., Gomez-Bruton, A., Leyton, B., & Lera, L. (2021). Impact of the COVID-19 Pandemic on Teacher Quality of Life: A Longitudinal Study from before and during the Health Crisis. International journal of environmental research and public health, 18(7), 3764. https://doi.org/10.3390/ijerph18073764

Van Nuland, S., Mandzuk, D., Tucker Petrick, K., & Cooper, T. (2020). COVID-19 and its effects on teacher education in Ontario: a complex adaptive systems perspective. Journal of Education for Teaching, 46(4), 442-451. https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1803050

Fedorov, A. A., Mialkina, E. V., Sedykh, E. P. S., & Zhitkova, V. A. (2021). Model of managing the professional-educational route of a future specialist. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16325. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16325

Koper, R. & Bennett, S. (2008). Learning Design: Concepts. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-540-74155-8_8

Aperribai L., Cortabarria L., Aguirre T., Verche E., Borges Á. (2020) Teacher’s physical activity and mental health during lockdown due to the COVID-2019 pandemic. Front. Psychol. 11:577886. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.577886

Kryshtanovych, M., Kryshtanovych, S., Stechkevych, O., Ivanytska, O., & Huzii, I. (2020). Prospects for the Development of Inclusive Education using Scientific and Mentoring Methodsunder the Conditions of Post-Pandemic Society. Postmodern Openings, Vol.11. No.2, 73-88. https://doi.org/10.18662/po/11.2/160

Marek, M. & Wu, Wen-Chi & Chew, Chiou Sheng. (2020). Teacher Experiences in Converting Classes to Distance Learning in the COVID-19 Pandemic. International Journal of Distance Education Technologies. 19. 40-60. DOI: https://doi.org/10.4018/IJDET.20210101.oa3

Markova, S.M., Sedykh, E.P., Tsyplakova, S.A., & Polunin, V.Y. (2018). Perspective trends ofdevelopment of professional pedagogics as a science. Advances in Intelligent Systems and Computing, 622, 129-135.

Midgette, A. J., Ilten-Gee R., Powers, D. W., Murata A. & Nucci L. (2018). Using lesson study in teacher professional development for domain-based moral education. Journal of Moral Education, 47:4, 498-518.

Mtawa N., Masanche Nkhoma N. (2020) Service-learning as a higher education pedagogy for advancing citizenship, conscientization and civic agency: a capability informed view. Higher Education Pedagogies 5:1, pages 110-131.

Škobo, M., Đerić-Dragičević, B. (2019) Teaching English Literature in the Digital Era, in Sinergija 2019- XX International Scientific Conference, Sinergija University, Bijeljina, Republic of Srpska

Sydorenko, V., Shorobura, I., Ponomarenko, A., Dei, M., & Dzhus, O. (2020). Application of technologies of formal and non-formal education for continuous professional development of the modern specialist. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1-24. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14729

Teelken, C. (2018) Teaching assessment and perceived quality of teaching: a longitudinal study among academics in three European countries, European Journal of Higher Education, 8:4, 382-399, DOI: https://doi.org/10.1080/21568235.2018.1490661

Zhalagina, T. (2003). The results of the group work on overcoming signs of professional deformation of a university professor. Society and Power: The collection of scientific papers. Tver: ChuDo.

Publicado

2022-04-03

Como Citar

Pakhomova, T., Matvieienko, I. ., Khavarivska, H., & Shulha, T. (2022). Gerenciando a cultura pedagógica dos professores universitários no contexto do impacto da COVID-19. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17308. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17308

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.