Pesquisas sobre o ensino da Literatura no período de 2008 a 2018: o que revelam e as lições que ficam

Autores

  • Elaine Rodrigues Nichio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Vilhena, Rondônia
  • Juracy Machado Pacífico Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, Rondônia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14364

Palavras-chave:

Ensino de Literatura. Educação Escolar. Formação Docente.

Resumo

O artigo é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito da pós-graduação e apresenta o que vem sendo discutido sobre o ensino da literatura no Brasil. O estudo buscou responder à questão: o que evidenciam as referidas pesquisas sobre a temática e quais referenciais são basilares para as análises. Foi desenvolvido por meio de pesquisa do tipo estado do conhecimento em teses e dissertações, publicadas no período de 2008 a 2018, no portal domínio público e em programas de pós-graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Os dados foram levantados a partir dos descritores “literatura” e “ensino de literatura”. Os resultados apontam que há dificuldade para distinguir aula de literatura e aula de língua portuguesa. Notou-se a preocupação em tornar o ensino motivador. Os cursos da UNIR apresentam pesquisas, no âmbito da literatura, mas voltadas à crítica literária. Conclui-se que preponderam as pesquisas no campo teórico da literatura. Bakhtin (1997), Candido (2011), Cosson (2006; 2014) e Freire (1979; 1988; 1997; 2007) foram as principais bases presentes nos estudos que associam teoria e prática.

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Biografia do Autor

Elaine Rodrigues Nichio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Vilhena, Rondônia

Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO); Pesquisadora nos Grupos de Pesquisas: Grupo de Pesquisa em Linguagens (GPEL) e Linguagens, Artes e Humanidades em Educação na Contemporaneidade (LINAHC). 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3719-2793

Juracy Machado Pacífico, Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf); líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA). 

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0486-874X

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Publicado

2020-10-07

Como Citar

Nichio, E. R., & Pacífico, J. M. (2020). Pesquisas sobre o ensino da Literatura no período de 2008 a 2018: o que revelam e as lições que ficam. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–23. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14364

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