Educação & Formação Journal: balance of scientific production (2016-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12926

Resumo

The objective is to analyze the scientific production published by the Educação & Formação Journal between 2016-2018, identifying the main educational thematic categories discussed in this triennium. State of art research was used, methodologically supported by categorical analysis of the disseminated articles, considering their title, keywords and abstracts. 101 products were identified, which culminated in five main thematic categories: “Teacher Training”, “History of Education”, “Educational Policy”, “Inclusive Education” and “Technology and Digital Culture”. These were mostly discussed through qualitative research, such as literature review and case study, using literature review, interviews and document analysis. The discussions pointed out that the literature published by Educação & Formação focuses on the subfield teacher training, as proposed by the focus and scope of the journal, making it a reference in this field. The published literature highlights the qualification of teachers of basic education and the gaps regarding the qualification of higher education teachers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Professora  Doutora  do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2012), Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas. Editora chefa da coleção Práticas Educativas (EdUECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora chefa da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/PEDAGOGIA/UECE).

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2017). Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE). Tem experiência em Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas de juventudes, juventudes, história oral e memória. 

Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Pós-doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará; Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2016); Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atua como professora em cursos a distância e presenciais, de modo respectivo, nos níveis de graduação e pós-graduação da Unichristus. 

Referências

ABREU, Samara Moura Barreto; NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; SILVA, Silvina Pimentel. Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em Educação Física. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, p. 183-194, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/143/126 Acesso em: 10 de out. 2019.

ALVES, Francione Charapa; FIALHO, Lia Machado Fiuza; LIMA, Maria Socorro Lucena. Formação em pesquisa para professores da educação básica. Revista Tempos e Espaços em Educação, Sergipe, v. 11, n. 27, p. 285-300, set. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/8582 Acesso em: 07 nov. 2019.

ALVES, Francione Charapa; SIMÃO, Ana Margarida Veiga; LEITINHO, Meirecele Calíope. Ação tutorial no ensino superior: experiência com alunos maiores de 23 em uma instituição pública de Portugal. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, p. 44-65, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/171/153 Acesso em: 10 de out. 2019.

ARANHA, Antônia Vitória Soares; DANIEL, Ilma Bicalho Sousa. A dialética dos saberes produzidos e mobilizados no trabalho: a atividade do trabalho como princípio educativo. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, p. 33-55, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/135/118 Acesso em: 10 de out. 2019.

ARAÚJO, Fátima Maria Leitão; PINHEIRO, Francisco Felipe de Aguiar; DE SOUSA, Joilson Silva. O projeto “Escola sem Partido” e o ensino de História no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 141-158, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/860/763 Acesso em: 10 de out. 2019.

ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio; ESTEVES, Maria Manuela Franco. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121/104 Acesso em: 10 de out. 2019.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Unesp, 1988.

BANFIELD, Grant; HADUNTZ, Helen; MAISURIA, Alpesh. The (im)possibility of the intellectual worker inside the neoliberal university. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 3-19, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/110/93 Acesso em: 10 de out. 2019.

BARBOSA, Alessandro Tomaz; CASSIANI, Suzani. Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em Ciências Biológicas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 52-71, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/123/106 Acesso em: 10 de out. 2019.

BARDIN, Lawrence. Análise do conteúdo. 4. ed. Lisboa: 70, 2010.

BARON, Miriam Viviane; GAYA, Anelise Reis; KRUG, Suzane Beatriz Frantz. Programa educativo sobre úlcera por pressão com equipes de Enfermagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, p. 124-136, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/175/157 Acesso em: 10 de out. 2019.

BASTOS, Ludimila Corrêa; EITERER, Carmem Lúcia. Reconfiguração das relações de gênero e cotidiano das mulheres educandas da EJA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 42-53, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/158/140 Acesso em: 10 de out. 2019.

BAUER, Carlos; DANTAS, Vanessa Amorim. Um instante da presença política e sindical dos professores maranhenses na história social da educação brasileira (1985-1986). Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, p. 162-181, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/177/159 Acesso em: 10 de out. 2019.

BAUER, Carlos; OLIVEIRA, Maria Crisneilândia Bandeira. Apontamentos sobre as origens históricas do Sindicato dos Professores de Osasco, Cotia, Carapicuíba e Barueri (Sinprosasco) em tempos de transição democrática (1985). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 88-111, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/115/98 Acesso em: 10 de out. 2019.

BEGO, Amadeu Moura. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98/80 Acesso em: 10 de out. 2019.

BERRIBILI, Erika Giacometti-Rocha; MILL, Daniel. Impacto cognitivo do uso intensivo da internet: a autonomia dos estudos com dispositivos na adolescência. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 177-188, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/862/765 Acesso em: 10 de out. 2019.

BIERHALZ, Crisna Daniela Krause; FELCHER, Carla Denize Ott; DIAS, Lisete Funari. Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, p. 75-94, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/137/120 Acesso em: 10 de out. 2019.

BURGUENO, Rafael; CICILIA, Álvaro; MEDINA-CASAUBON, Jesús. Motivación educativa del profesorado de educación secundaria durante su periodo de formación inicial docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, p. 3-15, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/167/150 Acesso em: 10 de out. 2019.

CÁ, Cristina Mandau Ocuni; CÁ, Lourenço Ocuni. A questão da formação dos professores do ensino básico na Guiné-Bissau: desafios e perspectivas do governo nos anos de 1975-1986. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, p. 20-32, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/134/117 Acesso em: 10 de out. 2019.

CARDOSO, Ana Carolina Simões. Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 50-70, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113/96 Acesso em: 10 de out. 2019.

CARDOSO, Elisângela Andrade Moreira; NUNES, Claudio Pinto. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor): o ideal e a realidade vigente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 54-69, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/159/141 Acesso em: 10 de out. 2019.

CARVALHO, Antonia Dalva França; CAVALCANTI, Ágata Laisa Laremberg Alves; FEITOSA, Maria Suely Alves. O Observatório da Educação (Obeduc) e sua contribuição para a formação docente na UFPI. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 70-86, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/160/142 Acesso em: 10 de out. 2019.

CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida; BARRETO, Brianna Souza. Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da Ditadura Militar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 104-123, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126/109 Acesso em: 10 de out. 2019.

DANTAS, Cássia Machado Ribeiro; SCHMITZ, Heike. A formação do pedagogo com vistas à sua atuação em ambientes empresariais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 124-139, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/95/76 Acesso em: 10 de out. 2019.

DARSIE, Camilo; HILLESHEIM, Betina; WEBER, Douglas Luís; ROSA, Rita de Cássia Quadros da. A produção da mulher ideal no filme Ela: questões sobre gênero e performatividade no cinema. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 189-203, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/852/766 Acesso em: 10 de out. 2019.

DA SILVA, Mariléia Maria da; GUEDES, Thaís. Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 102-120, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/182/761 Acesso em: 10 de out. 2019.

DEFFACCI, Fabricio; RIBEIRO, Gabrielly. Desafios da EJA no processo de escolarização: o caso do município de Três Lagoas/MS. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 89-103, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/102/84 Acesso em: 10 de out. 2019.

DI GREGORIO, Maria de Fátima; SILVA, Karine Nascimento. Gênero e sexualidade no lócus família/escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 7, n. 12, p. 79-90, 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2954 Acesso em: 10 de out. 2019.

DINARTE, Luiz Daniel Rodrigues; CORAZZA, Sandra Mara. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 135-148, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105/87 Acesso em: 10 de out. 2019.

FANTIN, Monica. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161/143 Acesso em: 10 de out. 2019.

FELIPPE, Mariana Gonçalves; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. Prática teatral no ensino de ciências: limites e possibilidades. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, p. 147-163, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/141/124 Acesso em: 10 de out. 2019.

FERNANDES, Ana Paula Cunha dos Santos. O ser e o saber-fazer docente nas escolas das ilhas de Belém/PA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 32-49, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/112/95 Acesso em: 10 de out. 2019.

FERREIRA, Edna Maria de Oliveira; MUNIZ, Dinéa Maria Sobral; OLIVEIRA JÚNIOR, Osvaldo Barreto. Sequências didáticas, tecnologias e aprendizagem de língua portuguesa na escola de ensino médio. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 71-87, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/857/759 Acesso em: 10 de out. 2019.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/alle/textos/NSAF-AsPesquisasDenominadasEstadodaArte.pdf Acesso em: 10 de out. 2019.

FIGUEROA, Claudia. El Seminario Alemán, aporte pedagógico e investigativo en la formación del docente colombiano. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 3-37, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/89/71 Acesso em: 10 de out. 2019.

FONSECA, Eril Medeiros da; BIERHALZ, Crisna Daniela Krause. O contexto local como elo entre ciências da natureza e educação do campo. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, p. 66-84, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/172/154 Acesso em: 10 de out. 2019.

GARCIA, Luana Santos Nogueira; MACHADO, Ilma Ferreira. Recursos didáticos utilizados por professores de escolas rurais de um município mato-grossense nas décadas de 1980 e 1990. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 139-152, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/164/146 Acesso em: 10 de out. 2019.

GAUTHIER, Clermont. De la méthode et de la manière: les attitudes professionnelles à privilégier en enseignement. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 25-49, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/99/81 Acesso em: 10 de out. 2019.

GENÚ, Marta Soares. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856/758 Acesso em: 10 de out. 2019.

GONÇALVES, Young Shim; NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço. A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 87-103, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/125/108 Acesso em: 10 de out. 2019.

JUNGES, Fábio César; KETZER, Charles Martin; OLIVEIRA, Vânia Maria Abreu de. Formação continuada de professores: saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858/760 Acesso em: 10 de out. 2019.

KULCSAR, Marie-Jeanne; FRANCO, Renata da Rocha Campos. L’art-thérapie à médiation jeu de sable comme stratégie d’amélioration de l’alexithymie d’une population alcoolodépendante. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 17-41, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/156/139 Acesso em: 10 de out. 2019.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

LARA, Angela Mara Barros. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 140-153, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118/101 Acesso em: 10 de out. 2019.

LEIS, Germán Goday. Importancia de la motivación en un aula de un centro de educación compensatoria. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, p. 24-43, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/170/152 Acesso em: 10 de out. 2019.

LIMA, Juliana dos Santos; SANTOS, Gilberto Lima dos. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 153-170, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275/203 Acesso em: 10 de out. 2019.

LOPES, Dina; FRANCO, Renata da Rocha Campos; LEVIVIER, Marc. Quel goût donne-t-on a la vie? Alimentation et soin en addictologie. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 50-71, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/100/82 Acesso em: 10 de out. 2019.

LÓPEZ, Mauricio Rodríguez. Grupos de trabajo, un medio para mejorar los rendimientos en el área de CCSS en secundaria a través de las TIC. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, p. 16-23, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/169/151 Acesso em: 10 de out. 2019.

MACHADO, Charliton José dos Santos; BARBOSA, Daniella Souza. O pensamento educacional de Manoel Bomfim a partir da obra América Latina: males de origem (1905). Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, p. 159-171, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/97/79 Acesso em: 10 de out. 2019.

MARCÍAS GARCÍA, David; GONZÁLEZ LÓPEZ, Ignacio; ESLAVA-SUANES, María Dolores. El fútbol como estrategia para el desarrollo de la inteligencia emocional del alumnado de educación primaria. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 17-36, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/268/196 Acesso em: 10 de out. 2019.

MARQUES, Janote Pires. Além da história, a tradição oral: considerações sobre o ensino de história da África na educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, p. 164-182, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/142/125 Acesso em: 10 de out. 2019.

MARTÍN, Laura Delgado; PÉREZ, María Consuelo Monterrubio; ESTEBAN, María Carmen López. La formación inicial de profesores en Matemáticas y su influencia en la mejora educativa de alumnado con necesidades específicas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, p. 3-19, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/133/116 Acesso em: 10 de out. 2019.

MARTINS, Helen Arantes; CARNEIRO, Kleber Tüxen; ASSIS, Eliasaf Rodrigues de. Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 123-138, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/163/145 Acesso em: 10 de out. 2019.

MATOS, Daniel Abud Seabra; JARDILINO, José Rubens Lima. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 20-31, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/111/94 Acesso em: 10 de out. 2019.

MATTOS, Andreza Batista; FIAMENGHI-JÚNIOR, Geraldo Antônio; CARVALHO, Sueli Galego de; BLASCOVI-ASSIS, Silvana Maria. Inclusão social de crianças com deficiências múltiplas no cotidiano escolar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 184-207, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/108/90 Acesso em: 10 de out. 2019.

MEDEIROS NETA, Olivia Morais; SILVA, Nina Maria. A professora Lourdes Guilherme e o canto orfeônico na escola industrial de Natal (1945-1968). Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 153-164, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/165/147 Acesso em: 10 de out. 2019.

MENDES, Priscila Kelly; MOREIRA, Jani Alves da Silva. A Desvinculação das Receitas da União (DRU) e suas implicações para o financiamento da educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 75-97, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/271/199 Acesso em: 10 de out. 2019.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MORAIS, João Kaio Cavalcante de; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; SILVA, Lenina Lopes Soares. A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 110-123, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/94/75 Acesso em: 10 de out. 2019.

MORORÓ, Leila Pio. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122/105 Acesso em: 10 de out. 2019.

MUÑOZ MUÑOZ, Juan Rafael. La importancia de otros elementos de la didáctica de la música. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 20-35, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/216 Acesso em: 10 de out. 2019.

NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; GRACINO, Eliza Ribas. A presença norte-americana em terras brasileiras e a relação imigração, trabalho e educação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, p. 56-74, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/136/119 Acesso em: 10 de out. 2019.

NASCIMENTO, Mariana Costa; CALSA, Geiva Carolina. Velhice e juventude: revisão da produção acadêmica brasileira acerca de suas representações sociais (2005-2015). Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, p. 131-143, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/140/123 Acesso em: 10 de out. 2019.

NÓBREGA, Daniela Gomes de Araújo. As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantes. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 154-167, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/119/102 Acesso em: 10 de out. 2019.

OLIVEIRA DE AQUINO, Pedro Neto; MARTINS, Cristiane Amorim. As múltiplas linguagens na educação infantil: uma experiência na formação inicial de professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 36-54, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/211/757 Acesso em: 10 de out. 2019.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Políticas de publicação e acesso aberto: revistas acadêmicas do Norte e Nordeste. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 38-64, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/91/73 Acesso em: 10 de out. 2019.

OLIVEIRA, Lívia Maria Serafim Duarte; ARAGÃO, Patrícia Cristina de. As questões étnico-raciais nas histórias em quadrinhos e as práticas educativas na formação inicial docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 171-190, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/276/204 Acesso em: 10 de out. 2019.

OLIVEIRA, Loraine Lopes de; MARTINIAK, Vera Lúcia. Liberdade, igualdade e democracia: o ideário republicano e a educação das mulheres no início do século XX no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 159-176, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/861/764 Acesso em: 10 de out. 2019.

OLMO-EXTREMERA, Marta; SEGOVIA, Jesús Domingo. La resiliencia a partir de las relaciones profesionales en centros educativos desafiantes. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 3-19, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/864/755 Acesso em: 10 de out. 2019.

ORIANI, Angélica Pall. Entre limites geográficos e pedagógicos: organização do trabalho escolar nas escolas isoladas e nos grupos escolares (São Paulo, 1892-1950). Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, p. 104-123, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/174/156 Acesso em: 10 de out. 2019.

PENA, Alexandra Coelho. Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 72-86, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124/107 Acesso em: 10 de out. 2019.

PEREIRA, Anderson de Carvalho; RIBEIRO, Carme Sandra de Jesus. A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, p. 95-110, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138/121 Acesso em: 10 de out. 2019.

PEREIRA, Vanessa Souza; BATISTA, Neusa Chaves. A gestão escolar democrática na formação inicial do professor: elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 71-87, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/114/97 Acesso em: 10 de out. 2019.

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares; SANTOS, Camila Lima; PENELUC, Magno da Conceição. A educação ambiental na formação de professores de Química da UFBA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 181-203, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129/114 Acesso em: 10 de out. 2019.

QUIXADÁ, Luciana Martins; LINS, Sylvie Ghislaine Delacours Soares; TAVARES, Ana Carolina. O lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, p. 182-199, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/178/160 Acesso em: 10 de out. 2019.

RIOS, Pedro Paulo Souza; CARDOSO, Helma de Melo; DIAS, Alfrancio Ferreira. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em Pedagogia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 98-117, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/272/200 Acesso em: 10 de out. 2019.

ROCHA, Marcos da Silva; OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de. Intolerância religiosa, educação e diálogo. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, p. 200-219, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/179/161 Acesso em: 10 de out. 2019.

RODRIGUES, Elisandro; GAI, Daniel Noal. Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (entre deficiência potencial e arte potencial). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 125-139, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/117/100 Acesso em: 10 de out. 2019.

RODRIGUES, Elisandro; MARANGON, Márcio Luís; DAMICO, José Geraldo Soares. A poesia como cuidado de si: formação e educação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, p. 85-103, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/173/155 Acesso em: 10 de out. 2019.

RODRIGUES, Fernanda Fernandes dos Santos; PEREIRA, Boscolli Barbosa. Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 112-124, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/116/99 Acesso em: 10 de out. 2019.

RÖHRIG, Maiquel. O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 121-134, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/104/86 Acesso em: 10 de out. 2019.

SALES, Sandra Maria da Silva; JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; FERNANDES, Débora Cecílio. Ansiedade infantil em contextos escolares: tudo do inventário de ansiedade escolar usando Rasch. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 166-183, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/107/89 Acesso em: 10 de out. 2019.

SANTOS, Arlete Ramos dos. A racionalidade coletiva como paradigma organizativo do MST. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, p. 111-130, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/139/122 Acesso em: 10 de out. 2019.

SANTOS, Harlon Romariz Rabelo; GONÇALVES, Danyelle Nilin. Política de educação profissional e o ensino médio integrado: seus contextos e o caso do Ceará. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 149-165, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/106/88 Acesso em: 10 de out. 2019.

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; DA SILVA, Maria Kélia; MELO, Silvano Ferreira. A democratização do acesso ao ensino superior: considerações sobre a adesão da UERN ao Exame Nacional do Ensino Médio. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 165-185, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/180/149 Acesso em: 10 de out. 2019.

SANTOS, Maria Adriana Borges dos; FERREIRA, Heraldo Simões; SIMÕES, Luiza Lúlia Feitosa. Saberes da docência aprendidos no Pibid: um estudo de caso com professores supervisores de Educação Física. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 104-120, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103/85 Acesso em: 10 de out. 2019.

SENA, Fabiana; KULESZA, Wojciech Andrzej. O Ensino Secundário na imprensa do Nordeste (1873-1874): um debate nos jornais do Maranhão e de Pernambuco. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 143-159, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/127/112 Acesso em: 10 de out. 2019.

SILVA, Cláudio Nei Nascimento da; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 101-122, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162/144 Acesso em: 10 de out. 2019.

SILVA, Fabrício Oliveira da; RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Narrativas de si na iniciação à docência: o Pibid como espaço e tempo formativos. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 57-74, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/270/198 Acesso em: 10 de out. 2019.

SILVA, Letícia Andrade; SANTOS, Arlete Ramos dos. A prática pedagógica dos professores que lecionam a EJA no município de Ibirataia-BA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 191-209, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/277/205 Acesso em: 10 de out. 2019.

SILVA, Nathali Gomes; AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho. Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 124-142, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/144/127 Acesso em: 10 de out. 2019.

SMYTH, Elizabeth; HAMEL, Thérère. The history of initial teacher education in Canada: Québec and Ontario. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 88-109, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/93/92 Acesso em: 10 de out. 2019.

SOARES, Carla Poennia Gadelha; VIANA, Tania Vicente. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 140-158, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96/77 Acesso em: 10 de out. 2019.

SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília, DF: INEP/MEC, 1989.

SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues; NASCIMENTO, Deisiane Aviz. A inclusão escolar e o aluno com Síndrome de Down. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859/762 Acesso em: 10 de out. 2019.

SOUZA MARIA, Liliane Sant'Anna de Souza; FONTOURA, Helena Amaral da. Docência inicial em Educação de Jovens e Adultos e a potência da narrativa como dispositivo de formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 118-137, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/273/201 Acesso em: 10 de out. 2019.

SOUZA, Francisco das Chagas Silva; PONTES, Joriana de Freitas; MOURA, Glaudênia Alves de. Palco e resiliência: narrativas de artistas de teatro de Mossoró-RN. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 138-152, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/274/202 Acesso em: 10 de out. 2019.

SOUZA, Sauloéber Tarsio de; LIMA, Genis Alves Pereira. Escolas polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumentos de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 72-88, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/101/83 Acesso em: 10 de out. 2019.

SUESCÚN, Maryluz Báez. Políticas públicas educativas en el contexto social colombiano de la década de los 70 del siglo XX. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 65-87, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/92/74 Acesso em: 10 de out. 2019.

THEMELIS, Spyros. Education and equality: debunking the myth of meritocracy. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 3-17, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/120/103 Acesso em: 10 de out. 2019.

THERRIEN, Jacques; AZEVEDO, Maria Raquel de Carvalho; LACERDA, Cecília Rosa. A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 186-199, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/166/148 Acesso em: 10 de out. 2019.

TORRES, Juan Manuel Díaz. Exclusión social y educación superior: la respuesta pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 3-16, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/157/138 Acesso em: 10 de out. 2019.

TRIGUERO, Isabel María Goméz. Gamificación y tecnologías como recursos y estrategias innovadores para la enseñanza y aprendizaje de la historia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 3-16, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/267/195 Acesso em: 10 de out. 2019.

VASCONCELLOS, Katia Regina Teixeira; BERNARDO, Elisangela da Silva. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 208-222, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109/91 Acesso em: 10 de out. 2019.

VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278/206 Acesso em: 10 de out. 2019.

VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; PAIVA, Priscila Pedro. Como educar os filhos na casa: a educação doméstica no jornal A Mãi de Familia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 37-56, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/269/197 Acesso em: 10 de out. 2019.

XEREZ, Antonia Solange Pinheiro; COSTA, Frederico Jorge Ferreira; SANTOS, José Deribaldo Gomes dos. Educação profissional integrada ao nível médio no Ceará: reformas e contradições. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 204-223, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/130/115 Acesso em: 10 de out. 2019.

ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. Educação em direitos humanos e democracia: história, trajetórias e desafios nos quinze anos do PNEDH. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, p. 137-161, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/176/158 Acesso em: 10 de out. 2019.

ZUIN, Aparecida Luzia Alzira; DIAS, Juliane Santos. Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no Sul do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 160-180, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128/113 Acesso em: 10 de out. 2019.

Publicado

2020-02-03

Como Citar

Fialho, L. M. F., Sousa, F. G. A. de, & Nascimento, K. A. S. do. (2020). Educação & Formação Journal: balance of scientific production (2016-2018). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 01–20. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12926

Edição

Seção

Publicação Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)