Formação docente e práxis na educação profissional e tecnológica (EPT): desafios para uma formação humana e crítica de estudantes de cursos técnicos

Autores

  • Maria Cristina Rodrigues Oliveira Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II, Jacobina, Bahia, Brasil.
  • Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17992

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Formação docente, Ações pedagógicas, Práxis

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar os desafios enfrentados por docentes do Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II (CETEP), situado na cidade de Jacobina-BA, ao implementarem ações pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com vistas à formação de sujeitos críticos e autônomos. As reflexões foram produzidas em diálogos colaborativos com cinco professores, através de entrevistas e grupos de discussão, realizados por meio da plataforma virtual Google Meet, dado ao contexto pandêmico mundial. As vozes teóricas convocadas para sustentar os argumentos versam sobre os eixos Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e Formação Docente. Os resultados apresentam a necessidade de uma práxis que aponte para ações pedagógicas mais sistematizadas, interdisciplinares, pautadas na diversidade das culturas locais e globais bem como na diversidade de linguagens, com ênfase na formação humana e profissional dos estudantes, protagonistas da sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Rodrigues Oliveira, Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II, Jacobina, Bahia, Brasil.

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado da Bahia (2000). Especialização em Língua Portuguesa: Texto, pela Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS; Especialização em Psicopedagogia Institucional, pela Universidade Castelo Branco - Rio de Janeiro; Especialização em Tecnologia em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO. Professora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Mestre em Educação PPGE - UEFS.

Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Profa. Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Dra. em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Estudos de Linguagem. Membro do GEPLET (Grupo de Estudo e Pesquisa em Multiletramentos, Educação e Tecnologias).

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Publicado

2022-12-17

Como Citar

Oliveira, M. C. R. ., & Vilas Boas, F. S. de O. (2022). Formação docente e práxis na educação profissional e tecnológica (EPT): desafios para uma formação humana e crítica de estudantes de cursos técnicos. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17992. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17992