REFLEXÕES SOBRE AS APROPRIAÇÕES DOS ELEMENTOS DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13254Resumo
A teoria da relação com o saber possibilita-nos interpretar as intersubjetividades e suas implicações sociais, identitárias e epistemológicas. Charlot (2000) posiciona o sujeito social no centro das discussões dos processos educativos de modo crítico e situado. O objetivo deste trabalho foi identificar como a teoria da relação com o saber vem sendo compreendida em artigos publicados na área de educação física escolar. Revisamos sistematicamente o periódico que apresentou a maior incidência de publicações sobre a teoria da relação com o saber entre 2000 e 2018. Nesse intervalo, encontramos seis artigos que descreveram contextos, modos e razões de apropriação dessa teoria na educação física, bem como conceitos de mobilização, sentido e atividade, além da caracterização das figuras do aprender. As temáticas destacam a percepção dos saberes dos (as) estudantes nos cursos de formação inicial, os saberes dos (as) alunos (as) relacionados às lutas e aos processos avaliativos, os sentidos atribuídos ao futebol e a relação com o saber na cultura infantil. Contudo, há dificuldade em diferenciar as figuras do aprender de modo complexo na perspectiva dos (as) alunos (as), refletindo na associação das temáticas com os saberes docentes. Consideramos que o campo de investigação da educação física escolar tem o desafio de potencializar e dinamizar as figuras do aprender, a fim de ampliar e aprofundar os entendimentos dos saberes-objetos, objetos-saberes, saberes-domínio e dispositivos relacionais que constituem os elementos da teoria.
Palavras-chave: Ensinar e aprender. Sentido e significado. Vivências e experiências
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