ENSINO DE FÍSICA INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A RELAÇÃO COM O SABER POR MEIO DA PRÁTICA DO GOALBALL
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13252Resumo
Abordamos o processo de construção de um ambiente pedagógico que potencializou o ensinode física para alunos com deficiênciavisual.Apresentamosa interdisciplinaridade entre o Ensino de Física e o Goalball, esporte criado para cegos, como fenômeno social no processo de mobilização da aprendizagem dos alunos de uma escola estadual de Aracaju/SE sobre conceitos básicos da mecânica. A questão central é: como construir uma aula de física interdisciplinar para alunos com deficiência visual de forma a mediar a mobilização dos conhecimentos e representações desses estudantes? Os participantes da pesquisa foram dois alunos cegos e sete professores. Para alcançar o que foi proposto, pautamos na Relação com o Saber de Bernard Charlot e na concepção de interdisciplinaridade discutida por Ivani Fazenda e Hilton Japiassu. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participativa. A análise dos dados foi realizada segundo os critérios da análise descritiva explorátoria. Os resultados demonstram a importância de ações planejadaseoreconhecimento dosestudantesenquanto sujeitos sociais e singulares.
Palavras-Chave: Relação com o Saber. Goalball. Ensino de Física Interdisciplinar
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.