ENSINO DE FÍSICA INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A RELAÇÃO COM O SABER POR MEIO DA PRÁTICA DO GOALBALL

Autores

  • Willdson Robson Silva do Nascimento
  • Eder Pires de Camargo
  • Eanes dos Santos Correia
  • Veleida Anahi da Silva

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13252

Resumo

Abordamos o processo de construção de um ambiente pedagógico que potencializou o ensinode física para alunos com deficiênciavisual.Apresentamosa interdisciplinaridade entre o Ensino de Física e o Goalball, esporte criado para cegos, como fenômeno social no processo de mobilização da aprendizagem dos alunos de uma escola estadual de Aracaju/SE sobre conceitos básicos da mecânica. A questão central é: como construir uma aula de física interdisciplinar para alunos com deficiência visual de forma a mediar a mobilização dos conhecimentos e representações desses estudantes? Os participantes da pesquisa foram dois alunos cegos e sete professores. Para alcançar o que foi proposto, pautamos na Relação com o Saber de Bernard Charlot e na concepção de interdisciplinaridade discutida por Ivani Fazenda e Hilton Japiassu. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participativa. A análise dos dados foi realizada segundo os critérios da análise descritiva explorátoria. Os resultados demonstram a importância de ações planejadaseoreconhecimento dosestudantesenquanto sujeitos sociais e singulares.
Palavras-Chave: Relação com o Saber. Goalball. Ensino de Física Interdisciplinar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-17

Como Citar

Nascimento, W. R. S. do, Camargo, E. P. de ., Correia, E. dos S. ., & Silva, V. A. da . (2020). ENSINO DE FÍSICA INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A RELAÇÃO COM O SABER POR MEIO DA PRÁTICA DO GOALBALL. Revista De Estudos De Cultura, 5(14), 75–88. https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13252