As relações semânticas do processo de comunicação científica e a importância da popularização da ciência para a educação não formal

Autores

  • Fernando Razuck MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES https://orcid.org/0000-0002-8416-4242
  • Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v4i.16477

Palavras-chave:

Comunicação Científica. Educação Científica. Educação Não Formal. Popularização da Ciência. Relações Semânticas.

Resumo

Diretamente vinculada ao processo de educação não formal, este artigo tem por objetivo relacionar a comunicação científica com os diversos termos correlatos, como por exemplo, cultura, disseminação, divulgação, letramento, popularização e vulgarização da ciência (ou científica), levando-se em consideração suas singularidades e relações semânticas. Entretanto, não pretende-se padronizar termos ou dar-lhes uma definição final – tendo em vista a gama de expressões utilizadas para os mais variados fins – mas sim entender a relação e o simbolismo existente entre estes com o público e com a educação científica. Além disso, para se verificar a relevância do processo de comunicação científica na pós-graduação brasileira, foi realizada uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) a fim de se identificar a presença de cada um dos termos apresentados. Devido ao fato desta temática estar diretamente relacionada com a educação científica, entende-se a relevância do papel exercido pela comunicação científica, em particular a popularização da ciência, dentro do aspecto educativo, mais precisamente com relação à educação não formal.

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Biografia do Autor

Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck, FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Professora Associada do Departamento de Didática da Faculdade de Educação - FE, na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atua nas disciplinas de Didática da Libras I e II e Prática de Ensino de Libras. É membro da Coordenação de Estágios da Faculdade de Educação - UFRJ. É Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNEB, Licenciada em Química pela Universidade de Brasília e Tecnóloga em Biotecnologia / Química (ETFQ-RJ). Possui experiência em docência na Educação Básica (Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEDF) na área de Ciências, Química e Libras, também em cursos de formação inicial e continuada de professores (Licenciatura em Química IQ/UnB, Licenciatuara em Ciências Naturais FUP/UnB e Especialização de Professores CEAD/UnB)

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

RAZUCK, Fernando; CARDOSO DE SÁ RIBEIRO RAZUCK, Renata. As relações semânticas do processo de comunicação científica e a importância da popularização da ciência para a educação não formal . ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 4, p. 1–29, 2021. DOI: 10.33467/conci.v4i.16477. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/conci/article/view/16477. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo original