A lei de aprendizagem como ferramenta para redução de desigualdades no Brasil e em Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v6i.20131

Palavras-chave:

lei de aprendizagem, menoridade, vunerabilidade juvenil, trabalho infantil

Resumo

Este artigo tem por objetivo central compreender a sistemática em torno da Lei da Aprendizagem e sua aplicabilidade, levando em consideração as peculiaridades de crianças e adolescentes em Sergipe e os principais entraves para o devido cumprimento da legislação. Com o reconhecimento de novos sujeitos de direito e a constitucionalização promovida pela Constituição Federal de 1988, houve uma evolução em garantias para crianças e adolescentes, sendo promovidos diversos mecanismos no combate à exploração e a violação da dignidade desses indivíduos. Entre as ferramentas está a referida lei, objeto deste estudo, que busca, através da profissionalização, capacitar e inserir jovens no mundo do trabalho, visando reduzir desigualdades sociais. O artigo busca compreender que, apesar de suas potencialidades, ainda há resistência dos empregadores em cumprir a lei, por isso, o presente artigo busca refletir sobre seu contexto social, jurídico e histórico, avaliando sua aplicabilidade, eficácia e possíveis violações. Compreendendo tal problemática, cabe serem enfrentados os desafios e oportunidades da inserção de adolescentes e jovens no contexto brasileiro, levando em consideração a questão da informalidade e do desemprego. Por meio do método dedutivo bibliográfico, utilizando como fontes a legislação específica e a doutrina especializada, o trabalho identificou a importância da aplicação da lei de aprendizagem para o enfrentamento da exploração do trabalho infantil, a superação da informalidade e do desemprego, e por consequência a diminuição de desigualdades.

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Biografia do Autor

Gustavo Henrique Santana Alves, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduando em Direito na Universidade Federal de Sergipe.

Karyna Batista Sposato, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora Adjunta do Departamento de Direito da UFS.

Lídia Nascimento Gusmão de Abreu, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda do Programa de pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Sergipe.

Matheus de Souza Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando no Programa de pós-graduação em Direito na Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2024-03-03

Como Citar

ALVES, Gustavo Henrique Santana; SPOSATO, Karyna Batista; ABREU, Lídia Nascimento Gusmão de; SILVA, Matheus de Souza. A lei de aprendizagem como ferramenta para redução de desigualdades no Brasil e em Sergipe. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 6, n. especial, p. 1–14, 2024. DOI: 10.33467/conci.v6i.20131. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/conci/article/view/20131. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais da I Jornada Interdisciplinar do CCSA