Educação empreendedora nos cursos profissionalizantes

uma proposta de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v6i.20101

Palavras-chave:

Educação Empreendedora, Cursos Profissionalizantes, Empreendedorismo

Resumo

A educação profissionalizante tem demandado uma preocupação no sistema educacional brasileiro a fim atender diversos problemas que afetam a inserção dos indivíduos no mercado de trabalho, a exemplo do desemprego. Diversos cursos técnicos surgem para capacitar profissionais para empreenderem. Essa pesquisa tem como objetivo compreender como a educação empreendedora contribui para a formação profissional dos estudantes de cursos profissionalizantes em Administração da cidade de Aracaju, Sergipe. O presente estudo classifica-se em qualitativo e exploratório, utilizando-se de uma análise bibliográfica para seu desenvolvimento. Os resultados obtidos informam que a educação empreendedora nos cursos técnicos se apresenta como uma ferramenta de mudança, que fortalece a perfil empreendedor dos alunos e desenvolve habilidades como iniciativa, criatividade, planejamento e competitividade. A partir desses resultados podemos concluir que essa proposta de pesquisa é relevante no campo da educação profissional ao contribuir com elementos relacionados à intenção empreendedora dos estudantes, suprindo uma lacuna na literatura sobre o ensino de empreendedorismo em cursos técnicos e seus benefícios para o mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Whendel Whesley Segundo dos Santos , Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Administração no Programa de Pós-graduação em Adminstração (PROPADM) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Tércia Leocádio Temóteo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Gracyanne Freire de Araújo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Departamento de Administração (DAD) e Programa de Pós Graduação em Administração (PROPADM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Referências

ARAÚJO, M. S. T.; MORAES, J. U. T. O ensino de Física e a abordagem CTSA: caminhos para uma educação cidadã. 1. ed. Editora Livraria da Física: São Paulo, 2012.

BAGGIO, A. F.; BAGGIO, D. K. Empreendedorismo: conceitos e definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Passo Fundo, v. 1, n. 1, p. 25-38, 2014. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistasi/article/view/612 . Acesso em: 15 maio 2023.

BARROS, A.; PEREIRA, C. Empreendedorismo e crescimento econômico: uma análise empírica. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, n. 4, p. 975-993, 2000.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

COLBARI, A. L. Desafios da formação de empreendedores na sociedade brasileira. In: SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, 25., 2008, Anais [...] 2008. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/Simposio454.pdf . Acesso em: 20 maio 2023.

DOLABELA, F. O ensino de empreendedorismo no Brasil: uma metodologia revolucionária. São Paulo: Fundação Vanzolini, 2001.

DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: envolver ideias em negócios. Rio de Janeiro, 2001.

ESTRELA, C. Metodologia científica. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2018.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, v. 34, n. 2, p. 5-28, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educacional. São Paulo: Paz & Terra, 1997.

FREIRE, P. Educação e mudança. 38. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2018.

GAWRYSZEWSKI, B. A Formação profissional e o mundo do trabalho pela ótica de estudantes de curso técnico de nível médio. Educação em Revista, v. 37, p. e231575, 2021.

GEM BRASIL. Monitor Global de Empreendedorismo. Curitiba: Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

GUIMARÃES, L. Empreendedorismo no currículo dos cursos de Administração: uma análise da organização didático-pedagógica. Revista Economia e Gestão, p. 78-95, 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Demografia das empresas e estatísticas de empreendedorismo: 2023. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php. Acesso em: 20 maio 2023.

LIMA FILHO, O.; SPROESSER, L.; MARTINS, E. C. L. Empreendedorismo e Jovens Empreendedores. Revista de Ciências da Administração, v. 11, n. 24, p. 246–277, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p246. Acesso em: 21 maio 2023.

LOPES, R. M. A. Qual é o perfil do empreendedor? Revista da ESPM, p. 64-71, 2013.

LOPES, R. M. A. (org.). Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

LOPES, R. M. A.; TEIXEIRA, M. Educação empreendedora no ensino fundamental. In: LOPES, R. M. A. Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 191-212.

MALACARNE, R.; BRUNSTEIN, J.; BRITO, M. D. Formação de Técnicos Agropecuários Empreendedores: o caso do IFES e sua participação na OBAP. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 2, p. 20-41, 2014. Disponível em: https://regepe.org.br/regepe/article/view/125. Acesso em: 5 maio 2023.

MORAIS, R. (org.) Sala de aula – Que espaço é esse? 7. ed. Campinas: Papirus, 1994.

MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e aprender. Revista Interações. v. 5, n. 9, p. 57-72, 2000. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf. Acesso em: 19 maio 2023.

MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 23-38, 2008.

NAIA, A. Importância da formação inicial no empreendedorismo: estudo do percurso empreendedor de licenciados da FMH. 2009. 182f. Tese (Doutorado em Ciência da Educação) – Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação, Universidade de Lisboa, Portugal, 2009.

OLIVEIRA, J. M. Reflexões teóricas sobre o ensino do empreendedorismo: a tentativa de construção de um modelo baseado na integração das áreas do conhecimento. Revista de Administração, Economia e Contabilidade da UNOESC, v. 4, n. 1, p. 7-20, 2005.

OLIVEIRA, B. M. Licenciaturas nos institutos federais: aspectos para discussão. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 10, p. 22–33, 2016. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3493. Acesso em: 20 maio 2023.

RAMPAZZO, L. Metodologia Científica para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2017.

SCHAEFER, R.; MINELLO I. F. Educação Empreendedora: Premissas, Objetivos e Metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, p. 60-81, 2016.

SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000, 256p.

SILVA, J. F.; PATRUS, R. O "bê-á-bá" do ensino de empreendedorismo: uma revisão da literatura sobre os métodos e práticas da educação empreendedora. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, n. 2, p. 372-401, 2017. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/46682/o----bea-ba----doensino-em-empreendedorismo--uma-revisao-da-literatura-sobre-os-metodos-epraticas-daeducacaoempreendedora. Acesso em: 14 maio 2023.

SOUSA, A. M.; SARAIVA, L. A. S. Práticas e desafios do ensino de empreendedorismo na graduação em uma instituição de ensino superior. Revista Gestão & Regionalidade, v. 16, n. 78, p. 64-77, 2010.

SOUZA, E. C. L. Educação Empreendedora: experiências e questões para pesquisa. In: CIPEAL. CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EMPREENDEDORISMO NA AMÉRICA LATINA, 3., 2004, Rio de janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: IAG-PUC, 2004.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado

2023-12-29

Como Citar

SANTOS , Whendel Whesley Segundo dos; TEMÓTEO, Tércia Leocádio; ARAÚJO, Gracyanne Freire de. Educação empreendedora nos cursos profissionalizantes: uma proposta de pesquisa. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 6, n. especial, 2023. DOI: 10.33467/conci.v6i.20101. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/conci/article/view/20101. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais da I Jornada Interdisciplinar do CCSA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.