Características da interdisciplinaridade da pedagogia moderna
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16936Palavras-chave:
Pedagogia Moderna, Interdisciplinaridade, Personalidade do Aluno, Métodos de ensinoResumo
A tarefa mais importante da educação moderna é a formação de uma personalidade altamente desenvolvida, capaz de assimilar conhecimentos de forma eficaz, tomando decisões atípicas e pensando criativamente. A modernização dos conteúdos da educação, a renovação dos métodos e meios de ensino estão na base de novas pesquisas pedagógicas. O estudo do problema da interdisciplinaridade é importante para o desenvolvimento dos fundamentos científicos e teóricos da pedagogia, bem como para as atividades práticas dos professores. A interdisciplinaridade poderá fornecer uma base metodológica unificada para o sistema de disciplinas como um todo, destacando ideias científicas sistematizadas que facilitem a aprendizagem em todas as disciplinas. As abordagens interdisciplinares estão de acordo com os problemas prementes da educação moderna. Como as disciplinas acadêmicas são construídas na lógica das ciências específicas, e todas elas, em um grau ou outro, se relacionam entre si, torna-se necessário o estabelecimento da interdisciplinaridade. Assim, o objetivo principal do artigo é determinar as características básicas da interdisciplinaridade da pedagogia moderna. A pesquisa foi realizada utilizando os seguintes métodos teóricos: análise e síntese de sistemas, indução e dedução, comparação, classificação, generalização e sistematização, idealização e abstração.
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