Prática pedagógica docente na educação de jovens e adultos privados de liberdade pertencentes a uma unidade prisional

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DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.9146

Resumen

O presente estudo analisa como acorre a prática pedagógica docente na Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade em uma escola municipal situada nas dependências de uma Unidade Prisional de Parintins, AM. Esta pesquisa respaldou-se teoricamente em Costa (2006), Gadotti (2009), Julião (2007a, 2007b, 2012), Mayer (2013), Onofre (2007), Onofre e Julião (2013), Portugues (2001), Scarfó (2002, 2007), entre outros. O manuscrito em questão apresenta natureza qualitativa e teve a participação de um professor, cinco reeducandos do sexto ano do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos e um agente penitenciário. A coleta de dados ocorreu por meio de observação direta e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam que a prática pedagógica docente apresenta boa aceitação por parte dos reeducandos. Conclui-se que a educação oferecida na Unidade Prisional tem contribuído para que alguns presos retornem ao convívio na sociedade, não incorrendo na reincidência.

Palavras-chave: Prática pedagógica. Educação prisional. EJA.

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Biografía del autor/a

Melina Laís Farias Miranda, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Corina Fátima Costa Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora de carreira da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Educação pela UFAM. 

Jadson Justi, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor de carreira da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Docente da cadeira de Psicologia e Metodologia do Estudo e da Pesquisa do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Possui Mestrado acadêmico em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Especialização em Bioética pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); Graduação em Pedagogia (licenciatura) e em Fonoaudiologia (bacharelado) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Parecerista de periódicos de renome nacional e internacional; Tem experiência no Magistério Superior, com ênfase em estudo e prática educativa nas áreas de Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica, Construção da pesquisa acadêmica em suas diversas dimensões metodológicas (planejamento, elaboração e execução), Linguagens e competências técnicas da escrita científica, bem como atenção à Educação e a Saúde Humana.

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Publicado

2019-06-13

Cómo citar

Miranda, M. L. F., Vasconcelos, C. F. C., & Justi, J. (2019). Prática pedagógica docente na educação de jovens e adultos privados de liberdade pertencentes a uma unidade prisional. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(29), 103–124. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.9146

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua