Uma proposta de uso dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil

Autores/as

  • Helena Hinke Dobrochinski Candido

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3679

Resumen

Este trabalho visa analisar os questionários socioeconômicos que acompanharam a Prova Brasil 2011, direcionados aos alunos do 5° e do 9° ano do Ensino Fundamental, com base na teoria sociológica de Pierre Bourdieu. Esta opção foi intencional, pois algumas das categorias de análise deste sociólogo, como capital cultural, por exemplo, podem ser percebidas de forma implícita em tais questionários. Entretanto, outras abordagens teóricas também seriam possíveis, corroborando o uso de estruturas teóricas coerentes e consistentes para analisar dados, sejam eles quantitativos ou qualitativos. Não se pretende investigar os dados coletados por estes questionários neste momento, mas analisar as questões e o tipo de informações que tal instrumento pode oferecer aos pesquisadores. Considera-se imprescindível que qualquer análise de dados esteja fundamentada em um aporte teórico adequado, razoável e relevante para o problema de pesquisa, independentemente dos autores ou perspectivas adotados.

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Publicado

2015-05-30

Cómo citar

Candido, H. H. D. (2015). Uma proposta de uso dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(15), 257–276. https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3679

Número

Sección

Número Temático "Pierre Bourdieu: da Sociologia à Educação"